Conheça 5 hábitos ruins para a coluna

12 de agosto de 2022 | sem comentário | Categoria(s): dor na coluna, postura, tratamento para coluna

Quando não temos dor, não nos importamos com muitos hábitos que prejudicam nossa saúde. Principalmente quando jovens, naquela fase que não pensamos no amanhã, mesmo que as pessoas nos alertem. Anos de hábitos ruins desencadeiam problemas futuros, alguns até sem reparo ou apenas com cirurgias para resolver, como é o caso da coluna.

Pensando nisso, separamos um material a seguir, que serve como alerta para prevenir problemas futuros em sua coluna ou se você já sofre com as dores, evite os hábitos abaixo.

Mochila pesada

Já foi comprovado que carregar peso diariamente nas costas desencadeia problemas. Mas temos que ser realistas aqui, então sabemos da necessidade de levar materiais para a faculdade ou escola, e até mesmo objetos como o notebook para o trabalho. O que estamos pedindo é que você encontre maneiras de retirar itens sem uso de dentro da bolsa ou se possível, deixe parte deles já no lugar de destino.  Procure também colocar as duas alças da mochila nas costas, evite sobrecarregar apenas um lado, isso já faz uma grande diferença. O mesmo serve para as mulheres que dão preferência por bolsas, dê preferência para a mochila, caso você carrega itens pesados todos os dias.

Não flexionar os joelhos ao abaixar

Se você soubesse o quanto isso exige da sua região lombar e o quanto é desgastante fazer isso durante anos, com certeza flexionaria os joelhos ao abaixar, principalmente ao querer levantar algo pesado do chão. Então procure se atentar, pode parecer só um detalhe, mas faz toda a diferença para a sua lombar.

Uso do celular

Já reparou que quando navegamos no celular abaixamos o pescoço para olhar a tela? Isso porque ninguém levanta o celular na altura correta dos olhos e esse hábito, vai formando uma espécie de corcunda em nossa região cervical, podendo desencadear deformidade e dores em longo prazo.

Dormir em colchão duro

Engana-se quem pensa que dormir em colchão duro traz benefícios à coluna. Muito pelo contrário, quando você dorme em um colchão assim, o corpo não consegue assumir uma postura adequada na cama, causando dores no ombro e cansaço muscular. Procure por um colchão que não seja duro ou mole demais, com firmeza moderada.

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também