Conheça 5 hábitos ruins para a coluna

12 de agosto de 2022 | sem comentário | Categoria(s): dor na coluna, postura, tratamento para coluna

Quando não temos dor, não nos importamos com muitos hábitos que prejudicam nossa saúde. Principalmente quando jovens, naquela fase que não pensamos no amanhã, mesmo que as pessoas nos alertem. Anos de hábitos ruins desencadeiam problemas futuros, alguns até sem reparo ou apenas com cirurgias para resolver, como é o caso da coluna.

Pensando nisso, separamos um material a seguir, que serve como alerta para prevenir problemas futuros em sua coluna ou se você já sofre com as dores, evite os hábitos abaixo.

Mochila pesada

Já foi comprovado que carregar peso diariamente nas costas desencadeia problemas. Mas temos que ser realistas aqui, então sabemos da necessidade de levar materiais para a faculdade ou escola, e até mesmo objetos como o notebook para o trabalho. O que estamos pedindo é que você encontre maneiras de retirar itens sem uso de dentro da bolsa ou se possível, deixe parte deles já no lugar de destino.  Procure também colocar as duas alças da mochila nas costas, evite sobrecarregar apenas um lado, isso já faz uma grande diferença. O mesmo serve para as mulheres que dão preferência por bolsas, dê preferência para a mochila, caso você carrega itens pesados todos os dias.

Não flexionar os joelhos ao abaixar

Se você soubesse o quanto isso exige da sua região lombar e o quanto é desgastante fazer isso durante anos, com certeza flexionaria os joelhos ao abaixar, principalmente ao querer levantar algo pesado do chão. Então procure se atentar, pode parecer só um detalhe, mas faz toda a diferença para a sua lombar.

Uso do celular

Já reparou que quando navegamos no celular abaixamos o pescoço para olhar a tela? Isso porque ninguém levanta o celular na altura correta dos olhos e esse hábito, vai formando uma espécie de corcunda em nossa região cervical, podendo desencadear deformidade e dores em longo prazo.

Dormir em colchão duro

Engana-se quem pensa que dormir em colchão duro traz benefícios à coluna. Muito pelo contrário, quando você dorme em um colchão assim, o corpo não consegue assumir uma postura adequada na cama, causando dores no ombro e cansaço muscular. Procure por um colchão que não seja duro ou mole demais, com firmeza moderada.

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também

  • 3 hábitos imperceptíveis que agravam suas dores nas costas3 hábitos imperceptíveis que agravam suas dores nas costas Antes de começarmos, tenha em mente que fazemos muitas coisas de forma “automática” em nossa vida. Quantas vezes você preparou seu café da manhã pensando em dezenas de outras coisas? Ou […]
  • Obesidade e problemas de colunaObesidade e problemas de coluna Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que 50,1% dos homens com mais de 20 anos no Brasil estão acima do peso. Entre o público feminino, o índice é de […]
  • Como evitar dores nas costas durante o período de amamentação?Como evitar dores nas costas durante o período de amamentação? A fase do pós-parto, a par de um amor para toda a vida e a realização do sonho de muitas famílias, traz também muitos desafios. É uma fase muito intensa de auto-superação, adaptação a […]
  • O corte na cirurgia de coluna é grande?O corte na cirurgia de coluna é grande? Diferentemente das cirurgias de coluna tradicionais, um procedimento minimamente invasivo é realizado através de micro cortes, quase imperceptível.
  • Problemas com o sono podem afetar a colunaProblemas com o sono podem afetar a coluna Às vezes o motivo da dor nas costas está na situação menos improvável. Problemas com sono tem sido uma das maiores queixas entre os brasileiros, principalmente depois da chegada da […]
  • Dor na coluna: quando buscar ajuda?Dor na coluna: quando buscar ajuda? Se a dor nas costas estiver associada a algum dos seguintes sintomas, não deixe de procurar um médico especialista em coluna.  Trauma Se sofreu uma queda de altura ou um […]