Conheça as principais doenças osteometabólicas

18 de julho de 2022 | sem comentário | Categoria(s): Osteoporose

Trata-se de um grupo de doenças caracterizadas pela perda de massa óssea, deixando os ossos mais propensos às fraturas. Pacientes que apresentam fratura nos ossos da coluna podem ser submetidos à cirurgia para corrigir a posição e voltar à anatomia correta.

As principais doenças Osteometabólicas são:

– Osteoporose e seus diferentes tipos;
– Raquitismo;
– Doença de Paget.

Essas doenças podem ser diagnosticadas por meio de exames laboratoriais, que indicam alteração no metabolismo ósseo. Também podem ser identificadas através de exames de imagens, como a densitometria que mede a massa óssea.

Apesar de suas características, as doenças osteometabólicas se manifestam de diferentes formas nos pacientes. Então a seguir, iremos explicar um pouco sobre cada uma dessas doenças.

Osteoporose

Essa doença diminui a absorção de minerais e cálcio no organismo, resultando no enfraquecimento dos ossos. Sem os nutrientes essenciais, os ossos ficam fracos e porosos, expostos facilmente às fraturas.

O acompanhamento médico ajuda a minimizar os sintomas, evitando que os ossos sofram fraturas. Através da mudança de hábitos alimentares, remédios e reposição hormonal (se for necessário).

Raquitismo

Diferente da osteoporose, o raquitismo é uma doença rara que atinge crianças. Fica evidente quando os pequenos começam a andar, as pernas entortam para dentro ou para fora. Além de apresentar fraqueza muscular e amolecimento da caixa craniana e torácica.

A doença surge por causa da falta de vitamina D, fósforo, cálcio e por fatores genéticos que acabam enfraquecendo os ossos.

Doença de Paget

Existem células responsáveis por formar novos ossos (osteoblastos) e as células que degradam os ossos velhos (osteoclastos). Por alguma razão, todas as células ficam hiperativas, degradando e reconstruindo uma parte do osso rapidamente, fazendo com que a estrutura fique anormal e fraca.

Os tratamentos variam, remédios são indicados em caso de dor e se houver presença de uma anomalia que atrapalhe as atividades do cotidiano, é recomendada a cirurgia para correção.

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também