Conheça as principais doenças osteometabólicas

18 de julho de 2022 | sem comentário | Categoria(s): Osteoporose

Trata-se de um grupo de doenças caracterizadas pela perda de massa óssea, deixando os ossos mais propensos às fraturas. Pacientes que apresentam fratura nos ossos da coluna podem ser submetidos à cirurgia para corrigir a posição e voltar à anatomia correta.

As principais doenças Osteometabólicas são:

– Osteoporose e seus diferentes tipos;
– Raquitismo;
– Doença de Paget.

Essas doenças podem ser diagnosticadas por meio de exames laboratoriais, que indicam alteração no metabolismo ósseo. Também podem ser identificadas através de exames de imagens, como a densitometria que mede a massa óssea.

Apesar de suas características, as doenças osteometabólicas se manifestam de diferentes formas nos pacientes. Então a seguir, iremos explicar um pouco sobre cada uma dessas doenças.

Osteoporose

Essa doença diminui a absorção de minerais e cálcio no organismo, resultando no enfraquecimento dos ossos. Sem os nutrientes essenciais, os ossos ficam fracos e porosos, expostos facilmente às fraturas.

O acompanhamento médico ajuda a minimizar os sintomas, evitando que os ossos sofram fraturas. Através da mudança de hábitos alimentares, remédios e reposição hormonal (se for necessário).

Raquitismo

Diferente da osteoporose, o raquitismo é uma doença rara que atinge crianças. Fica evidente quando os pequenos começam a andar, as pernas entortam para dentro ou para fora. Além de apresentar fraqueza muscular e amolecimento da caixa craniana e torácica.

A doença surge por causa da falta de vitamina D, fósforo, cálcio e por fatores genéticos que acabam enfraquecendo os ossos.

Doença de Paget

Existem células responsáveis por formar novos ossos (osteoblastos) e as células que degradam os ossos velhos (osteoclastos). Por alguma razão, todas as células ficam hiperativas, degradando e reconstruindo uma parte do osso rapidamente, fazendo com que a estrutura fique anormal e fraca.

Os tratamentos variam, remédios são indicados em caso de dor e se houver presença de uma anomalia que atrapalhe as atividades do cotidiano, é recomendada a cirurgia para correção.

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também

  • Dicas de alongamento para colunaDicas de alongamento para coluna Por que fazer alongamento para a coluna? É muito importante para a saúde da sua coluna que você alongue-a diariamente, pois esta prática ajuda a aliviar o estresse que as posturas […]
  • O que fazer em uma crise lombar?O que fazer em uma crise lombar? A dor lombar é comum e tem diversas causas, entre elas a degeneração natural dos tecidos causada pelo envelhecimento, hérnias de disco e até mesmo a tensão muscular pode desencadear […]
  • Quem tem dor na coluna pode ir em parques de diversão?Quem tem dor na coluna pode ir em parques de diversão? Os parques de diversão são destinos populares para pessoas em busca de emoção e diversão. No entanto, para aqueles que sofrem de dor na coluna, pode surgir a dúvida se é seguro ou […]
  • O que é lesão por radiofrequência?O que é lesão por radiofrequência? Lesão por Radiofrequência Lesão por radiofrequência é um tratamento simples e seguro para degeneração de faceta articular. Ela é realizada como um procedimento ambulatorial em uma sala de […]
  • Hiperlordose: o que é, causas, sintomas e tratamentoHiperlordose: o que é, causas, sintomas e tratamento A hiperlordose é uma condição que afeta a curvatura natural da coluna vertebral, resultando em um aumento exagerado da curva lombar. A coluna vertebral possui curvas naturais, […]
  • Guia da coluna: entenda os principais termosGuia da coluna: entenda os principais termos A coluna vertebral é uma das partes mais importantes do nosso corpo. É o que nos equilibra, dá sustentação e aguenta todas as pressões do dia a dia: má postura, sobrecarga de peso, […]