Dor crônica na coluna: Como voltar a ter qualidade de vida?

4 de maio de 2022 | sem comentário | Categoria(s): Sem categoria

Viver uma vida plena e feliz, livre de dores e desconfortos é o sonho de toda pessoa que sofre com alguma doença ou disfunção do corpo, principalmente quando se trata de dor crônica na coluna. Estar presente em momentos especiais de amigos e família, fazer viagens, participar de eventos, tudo se torna difícil. Sem qualidade de vida ficamos constantemente estressados e ansiosos. Ter um problema que limite a nossa capacidade motora é doloroso, além de diminuir a autoestima (decorrência das limitações).

A dor crônica na coluna se caracteriza pela dor contínua superior a três meses, muitas vezes reduz a capacidade de realizar atividades diárias como trabalhar, caminhar, ficar de pé por mais de dez minutos, entre outras. Quando se trata de dor nas costas, muitas pessoas demoram para buscar ajuda médica especializada. O motivo? Acreditam que a dor vai passar sozinha, pois tudo isso não passa de um “mau jeito” nas costas. Já as pessoas mais velhas, apenas se conformam com a dor colocando a culpa na idade, preferindo não fazer nada a respeito. Sim, todos esses fatores desencadeiam dores nas costas, mas você não precisa conviver com a dor!

Poucas pessoas procuram médicos especialistas em coluna e para piorar, quando procuram logo desistem do tratamento por impaciência, como ocorre em sessões de RPG ou Fisioterapia. Para tratar dor crônica na coluna, é necessário ter paciência, pois a melhora infelizmente não vem do dia para o outro. Ser persistente é extremamente importante para obter resultados significativos.

Sabemos o que você está pensando: “Se mexer, a dor pode piorar”. E não é bem por aí… O mundo evoluiu e a tecnologia de máquinas e equipamentos usados na Clínica Vertebrata também! Em casos cirúrgicos não é mais necessário fazer um grande corte nas costas e ficar com uma cicatriz enorme, hoje as cirurgias são minimamente invasivas, presando pela recuperação rápida do paciente.

Conviver com dor na coluna é ruim, mas deixar de fazer suas atividades diárias é pior ainda. Você não precisa continuar convivendo com a dor crônica nas costas, volte a ter qualidade de vida! Entre em contato hoje mesmo e agende sua consulta!

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também