19 de agosto de 2024 | sem comentário | Categoria(s): coluna vertebral, tratamento para coluna
Muitas doenças da coluna têm maior prevalência na terceira idade devido aos processos degenerativos naturais. Entre essas condições, a espondilolistese é uma doença pouco divulgada, mas pode causar crises de dor intensas e incapacitantes se não for identificada e tratada a tempo.
O que é espondilolistese?
A espondilolistese é caracterizada pelo escorregamento de uma vértebra sobre outra devido ao desgaste do disco intervertebral. Esse deslocamento gera instabilidade na coluna e pode comprimir as raízes nervosas. O tipo de curvatura da coluna do paciente pode influenciar o risco de desenvolver essa condição.
Além disso, a espondilolistese pode resultar de uma pequena fratura na base da coluna, conhecida como espondilólise. Essa condição pode se manifestar desde o nascimento ou durante a juventude, levando a instabilidade local e comprometimento das raízes nervosas.
Sintomas e diagnóstico
A espondilolistese causa dor geralmente localizada na região lombar e pode irradiar para uma ou ambas as pernas. Embora frequentemente confundida com a hérnia de disco, um especialista deve diagnosticar a espondilolistese por meio de exames físicos e de imagem, como raios-X, tomografia e ressonância magnética.
Tratamento:
O tratamento inicial geralmente inclui medicação, como analgésicos simples e opioides, relaxantes musculares e anti-inflamatórios.
Se esses métodos não trouxerem melhora, consideramos tratamentos minimamente invasivos, como infiltrações e descompressão da raiz nervosa.
Em casos mais graves, a cirurgia de artrodese pode ser necessária. Esse procedimento envolve a colocação de um enxerto ósseo para promover a fusão das vértebras e eliminar o movimento anormal no segmento afetado.
Conclusão
A espondilolistese é uma condição que pode ter um impacto significativo na qualidade de vida, mas com diagnóstico e tratamento adequados, é possível gerenciar os sintomas e melhorar a funcionalidade.
Se você está enfrentando dores na coluna ou suspeita de espondilolistese, a Clínica Vertebrata está à disposição para oferecer um diagnóstico preciso e opções de tratamento personalizadas. Entre em contato conosco e garanta um acompanhamento especializado para sua saúde vertebral.
Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.
Leia também
Ossos fortes ajudam na prevenção da Osteoporose Apesar de ser conhecida como uma doença da terceira idade, a prevenção da Osteoporose para evitar a perda da massa óssea deve começar na infância.
Mesmo sendo uma doença mais comum em […]
Smartphone: Pode te causar “pescoço de texto” A postura inadequada é uma das principais causas de problemas na coluna, como instabilidades na cervical, artrose precoce e hérnia de disco. Com o aumento do uso de eletrônicos, os casos […]
Hipercifose: o que é e como evitar A hipercifose se caracteriza por um aumento anormal da coluna.
Vulgarmente chamada de corcundez, a hipercifose é uma curvatura acentuada na concavidade posterior da coluna, chamada de […]
Hemangioma na coluna: tudo sobre este tipo de tumor O hemangioma na coluna é um tumor benigno, não cancerígeno, que pode surgir em diversas partes do corpo, mas são mais comuns na coluna vertebral. Estima-se que cerca de 25% dos tumores […]
4 Sinais de que você está vivendo em um relacionamento abusivo com a sua coluna Ao se instalar, esse endométrio inflama os nervos da região, causando dor lombar. E é aí, que as mulheres acreditam ter problema relacionado
3 cuidados com a coluna na quarentena A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) abalou o mundo em diversos aspectos e impôs mudanças drásticas nas nossas rotinas diárias.A principal delas é o isolamento social, que fez com […]