Exercícios aeróbicos aliviam as dores na coluna?
14 de dezembro de 2022 | sem comentário | Categoria(s): coluna lombar, coluna vertebral, doenças da coluna, dor na coluna, dor no corpo, dores nas costas, Exercícios para coluna, postura, tratamento dor nas costas, tratamento para coluna, tratamentos, vertebrata
Uma dúvida bem comum entre pessoas que sofrem com dores nas costas é qual exercício ajuda a amenizar os desconfortos na coluna. Entre eles, está o exercício aeróbico que são atividades rítmicas que usam grandes grupos musculares, podendo ser de resistência que requer habilidades mínimas ou exercícios mais intensos e rigorosos.
Existem vários “graus” de dificuldade para essa prática, tudo depende do quanto você pode exigir do seu corpo. Pessoas que sofrem com dores na coluna podem fazer exercícios aeróbicos, mas sempre atentas para não sobrecarregar a coluna, pois a ideia é fortalecer, aos poucos, sua musculatura. Neste caso, os melhores exercícios aeróbicos para minimizar dores nas costas, são:
- Caminhada;
- Ciclismo;
- Repetição de movimentos livres (sem usar pesos);
- Dançar;
- Natação;
- Hidroginástica.
Esses são alguns exemplos de exercícios que não exigem grande esforço físico, porém, se você tem dúvidas de quais atividades pode praticar, procure um especialista em coluna para te auxiliar melhor. Além disso, tenha acompanhamento profissional e nutricional em qualquer atividade que decidir fazer depois que passar com um médico ortopedista. É importante conhecer a origem das suas dores nas costas e iniciar um tratamento adequado.
POR QUE ESSES EXERCÍCIOS AJUDAM A ALIVIAR AS DORES?
Quando praticamos atividades físicas, nosso organismo libera endorfina e neurotransmissores, em nosso sistema nervoso e central, que têm ação analgésica (serotonina e noradrenalina), diminuindo as dores. Além disso, exercícios aeróbicos também ajudam no estado de humos, melhorando a ansiedade, pressão e estresse.
Estudos comprovam que pessoas que praticam atividades físicas, tem uma melhora significativa na saúde e consequentemente, sofrem bem menos com as dores no corpo. Como dissemos, existem hormônios que liberamos durante a prática que são essenciais para a diminuição das dores.