Hérnia de disco: causas, sintomas, exames e tratamentos!

21 de outubro de 2023 | sem comentário | Categoria(s): Sem categoria

A hérnia de disco é uma condição que afeta milhares de pessoas a cada ano. Nossas vértebras são separadas por discos que protegem a coluna e permitem movimento. Além disso, a hérnia de disco pode surgir devido a fatores como predisposição genética, envelhecimento, falta de atividade física, tabagismo e esforço excessivo ao levantar peso, afetando a sustentação da coluna.

Assim, neste blog exploraremos as causas, sintomas, exames diagnósticos e opções de tratamento para essa condição, com foco nos seguintes tópicos:

O que é a hérnia de disco?

Os discos invertebrias compõem a coluna vertebral.  Além disso, eles consistem em três componentes: o núcleo pulposo, o ânulo fibroso e as placas terminais vertebrais. A hérnia de disco ocorre quando o ânulo fibroso se rompe, permitindo que parte do núcleo pulposo extravase, podendo comprimir a medula ou nervos e causar sintomas.

Causas da hérnia de disco

Causa-se a hérnia de disco por degeneração natural devido ao envelhecimento da coluna vertebral.  Além disso, fatores como má postura, sedentarismo, tabagismo, exposição ocupacional e carga genética também podem contribuir para o enfraquecimento e desgaste dos discos.

Sintomas da hérnia de disco

Os sintomas podem ser locais, afetando a própria coluna, ou irradiados para membros devido à compressão de estruturas neurológicas. Além disso, 0s principais sintomas incluem dor, dormência, formigamento, piora com movimentação da coluna e perda de força ou sensibilidade na extremidade afetada.

Exames e diagnóstico

O diagnóstico é geralmente feito por ressonância magnética da coluna vertebral, que permite identificar tamanho, localização e compressão neurológica da hérnia. Outros exames, como radiografias, tomografias computadorizadas e eletroneuromiografia, podem ser úteis em casos específicos.

Tratamento para hérnia de disco

Divide-se o tratamento em duas categorias: conservador e cirúrgico/intervencionista. Assim, a abordagem conservadora envolve o uso de medicamentos para alívio da dor, repouso durante a fase aguda e fisioterapia, com ênfase em exercícios, reabilitação e orientações sobre postura. Por outro lado, a cirurgia endoscópica da coluna é uma opção minimamente invasiva, realizada por meio de uma pequena incisão na pele, que possibilita a remoção da hérnia e a descompressão dos nervos, oferecendo uma recuperação rápida e eficaz.

Prevenção e cuidados

Para prevenir, é crucial adotar um estilo de vida saudável, incluindo evitar o levantamento inadequado de cargas pesadas, manter um peso saudável, praticar exercícios de alongamento e fortalecimento, evitar ficar sentado por longos períodos e abandonar o hábito de fumar.

Quando considerar a cirurgia

Se o tratamento conservador não aliviar os sintomas e a hérnia de disco persistir, a cirurgia espinhal minimamente invasiva, como procedimentos percutâneos ou endoscópicos, pode ser uma alternativa eficaz para recuperar a qualidade de vida.

 

A hérnia de disco é uma condição frequente que pode resultar em desconforto significativo. Contudo, com diagnóstico precoce e as opções de tratamento adequadas, muitas pessoas conseguem superar essa condição e voltar às suas atividades normais. Se você experimenta sintomas relacionados, aconselha-se buscar a avaliação de um médico para receber orientações apropriadas sobre o tratamento que melhor atenda às suas necessidades.

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também

  • Onde começam as dores na colunaOnde começam as dores na coluna A dor na coluna está entre os problemas que mais atingem a população. Existem várias causas, fatores de risco e formas de prevenção para a dor nas costas. A dor nas costas pode originar na […]
  • Hérnia de Disco: uma doença séria que atinge os brasileirosHérnia de Disco: uma doença séria que atinge os brasileiros Hérnia de disco atinge grande parte da população brasileira.A hérnia de disco é uma doença que ataca uma grande parcela da população. Mais de 6 milhões de brasileiros sofrem com hérnia […]
  • Médico especialista em artrose indica principais tratamentosMédico especialista em artrose indica principais tratamentos Doença que já atinge 5% da população brasileira, a artrose pode ser amenizada com diversos tratamentos indicados por um médico especialista. Causada por uma degeneração e frouxidão das […]
  • Metas para 2023: como melhorar a sua saúdeMetas para 2023: como melhorar a sua saúde Mais um ano chegou ao fim... E como todo ano, entramos com expectativas diferentes para alcançarmos objetivos diferentes. Para muitas pessoas, 2022 pode não ter sido muito, digamos... […]
  • Osteoporose: predisposição para fraturas sériasOsteoporose: predisposição para fraturas sérias A osteoporose pode ser facilmente confundida, pois a dor pode ocorrer em qualquer parte do corpo. As dores podem iniciar nas costas, nas pernas, nos ombros e por aí vai... Pacientes […]
  • Como melhorar a saúde da sua coluna?Como melhorar a saúde da sua coluna? Você já teve alguma dor nas costas leve por vários meses? E um dia, depois de várias horas sentado no escritório, de repente, uma forte pontada na região lombar o deixou incapaz de […]