O que você deve saber sobre fibromialgia

13 de agosto de 2014 | sem comentário | Categoria(s): dor no corpo, Fibromialgia

As causas da fibromialgia ainda não são totalmente definidas.

Apesar de ter sintomas bem conhecidos, a fibromialgia ainda é um desafio para a medicina pela dificuldade em determinar a causa exata da doença. Estima-se que ela atinja cerca de 2,5% da população brasileira, embora seja desconhecida pela maioria.

causas sintomas fibromialgiaSeparamos aqui informações que você precisa saber sobre a fibromialgia.

– A palavra fibromialgia vem do termo latino para tecido fibroso (fibro) e das palavras gregas para músculo (myo) e dor (algia).
– A fibromialgia pode estar ligada a um trauma físico ou emocional através de um transtorno de estresse pós-traumático.Pontos gatilho da fibromialgia
– A genética pode ter seu papel, pois a doença pode ser hereditária.
– Infecções bacterianas ou virais também podem causar o transtorno. O vírus da hepatite C, o HIV e a doença de Lyme já foram associados à fibromialgia, e algumas evidências sugerem que vacinas também podem causá-la.
– As mulheres são dez vezes mais propícias a sofrer de fibromialgia do que os homens. O fato não tem motivo conhecido.
– A condição se caracteriza principalmente por uma série de pontos sensíveis (muitas vezes confundidos com os pontos-gatilho, estes associados à síndrome dolorosa miofascial). A dor associada a esses pontos costuma ser bem superficial, parecendo se encontrar sob a pele.
– Dezoito pontos sensíveis foram localizados no pescoço, cotovelos, tórax, costas, quadris, nádegas e joelhos. Essas áreas sensíveis são pequenas, geralmente do tamanho de uma moeda de cinco centavos, mas são tão sensíveis que a pressão de um dedo geralmente faz com que se inflamem de dor.
– Cerca de 30% das pessoas que sofrem de fibromialgia também sofrem de algum tipo de depressão ou transtorno de humor. Em muitos casos, os antidepressivos são usados como linha de defesa no tratamento da fibromialgia.

Sintomas da fibromialgia

– Os sintomas de fibromialgia incluem distúrbios de sono, síndrome de fadiga crônica, síndrome do intestino irritável e enxaquecas. Os médicos ainda precisam descobrir a relação entre essas outras condições e a fibromialgia. Felizmente, há tratamentos que auxiliam a diminuir a dor fibromiálgica e as condições associadas.
– Como muitos transtornos, é bem possível que a fibromialgia não tenha uma única causa. Muitos fatores combinados podem aumentar a probabilidade do aparecimento da doença.

Para saber mais leia também o artigo O que é Fibromialgia e acompanhe em nosso blog muito mais sobre Fibromialgia e outras doenças da coluna.

Ao menor sintoma de Fibromialgia, procure um  médico especialista em coluna para obter um diagnóstico e tratamento adequado.

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *