Fevereiro Roxo e Laranja: fibromialgia

25 de fevereiro de 2023 | sem comentário | Categoria(s): doenças da coluna, dor na coluna, dores nas costas, Fibromialgia, postura, tratamentos

 

Mês importante sobre a conscientização de doenças difíceis de serem diagnosticadas, como o lúpus, leucemia, mal de alzheimer e por fim, a fibromialgia.

Separamos esse artigo para falar apenas sobre a fibromialgia para que as pessoas entendam melhor sobre essa doença e como ela pode “secretamente” se agravar no corpo. Então basta continuar com a leitura para saber mais!

O que é fibromialgia?

A fibromialgia pode ser facilmente confundida com dores musculares, já que pode desencadear dor em qualquer parte do corpo, inclusive na coluna. Ela aparece nas articulações, músculos, tendões e em outros tecidos moles.

É considerada uma síndrome clínica, com diversos pontos de dor, sendo assim, as dores podem até irradiar, mas existe um foco que quando pressionado, pode causar muito desconforto ao paciente.

A causa está relacionada com o sistema nervoso, onde o cérebro emite uma mensagem de dor maior do que deveria, piorando o quadro. Pode ser encontrada nas seguintes regiões: joelhos, nádegas, bacia, coluna torácica e região da coluna cervical.

Quais são os principais sintomas?

Os sintomas podem variar muito, apenas um médico especialista pode diagnosticar essa condição, através de avaliação e exames. Alguns sintomas podem ser:

  • Dor crônica em todo ou qualquer parte do corpo
  • Aparição de pontos dolorosos na musculatura
  • Alteração do sono e fadiga
  • Quadro de depressão ou ansiedade
  • Dores abdominais
  • Dificuldade de concentração e problemas com memória

A fibromialgia tem cura?

Essa condição não tem cura, já que se trata de uma doença neurológica crônica. Contudo, existem tratamentos capazes de devolver a qualidade de vida do paciente.

O tratamento requer uma ajuda médica multidisciplinar, dependendo do quadro em que a doença se encontra. Em casos mais severos, é preciso contar com a ajuda de um médico especialista, um fisioterapeuta, educador físico, e nutricionista. Pode considerar que é um conjunto de profissionais que irão dar conta do recado.

Mas o paciente também vai precisar fazer sua parte, como praticar exercícios físicos com frequência, seguir a recomendação dos médicos, ter bons hábitos de sono, evitar fumar e ter uma alimentação ruim. Além disso, se a dor for intensa, também é recomendado alternativas terapêuticas, como a acultura, por exemplo, forte aliada para diminuir os sintomas da dor.

Procure a Clínica Vertebrata para te ajudar, aqui você encontra médicos 100% dedicados ao seu quadro de dor e buscam soluções que te devolvem qualidade de vida.

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também