Tratamento caseiro: Alongamentos aliviam dor na coluna cervical
6 de agosto de 2014 | 2 comentários | Categoria(s): coluna cervical, dor na coluna, Exercícios para coluna
Antes de iniciar um tratamento para a coluna, adotar posturas corretas e fazer alongamentos aliviam os problemas e dores na coluna.
A coluna cervical permite que você mexa a sua cabeça para cima e para baixo e para os lados. Devido ao pequeno tamanho das vértebras e a grande variedade de movimentos que ela desempenha, é muito vulnerável a lesões, por isso a dor na coluna cervical é tão comum.
A dor na coluna cervical pode ocorrer por causa da má postura e musculatura frágil.
Atualmente, é cada vez mais comum passarmos horas sentados em frente a uma tela de computador, o que pode agravar ainda mais o problema. Fazer alongamentos pode ser uma maneira simples de diminuir o desconforto.
Os alongamentos podem ser feitos várias vezes ao dia, sempre com muito cuidado, pois a região é bastante sensível. Aprenda a ouvir seu corpo. Se a tensão crescer ou se você sentir dor, seu corpo está tentando mostrar-lhe que há algo errado e há algum problema. Se isso acontecer, vá cedendo aos pouquinhos até sentir que está confortável e o alongamento está certo.
De forma suave, mova a sua cabeça para cima e para baixo, levando seu queixo a tocar o peito, imitando o movimento que fazemos quando concordamos com alguém. Repita o movimento cinco vezes.
Em seguida, mova sua cabeça de um lado para outro, lentamente, imitando agora o movimento que fazemos quando discordamos de alguém. Faça esse movimento até que o queixo esteja alinhado com o ombro. Esse movimento ajuda a alongar e soltar os músculos mais tensos do ombro e pescoço.
Finalmente, tente encostar as orelhas em cima de cada ombro. Faça esse alongamento para aumentar a flexibilidade. Se quiser, também pode esticar o braço com a palma da mão virada para baixo, como se quisesse empurrar o chão.
Estes alongamentos são perfeitos para dor na cervical de leve a moderada, aliviando as tensões do dia-a-dia.
Se a dor piorar ou você sentir que ela irradia para os braços, o melhor é consultar um ortopedista ou médico especialista em coluna. Ele pode oferecer outros tratamentos ou encaminhá-lo para um fisioterapeuta que, através de um programa de exercícios, ajudará a reduzir a dor no pescoço.
2 Comentários
Sinto dor na coluna cervical, dorsal, lombar, ainda era uma criança, e na medicina q já fui, falam q não há doença, a minha preocupação e caso eu esteja desenvolvendo alguma doença, e depois vir descobri e aí já for tarde…só Deus na causa.
Oi sinto muita dor na cervical foi atrás do ouvido e sinto dor na garanta como se tivesse um comprido parado na garganta e possível que seja por causa da dor na cervical.