Vertebroplastia: cirurgia para fraturas na coluna causadas por osteoporose
13 de março de 2015 | 3 comentários | Categoria(s): cirurgia da coluna, coluna vertebral, Osteoporose
A vertebroplastia é uma cirurgia indicada para tratamento de fraturas na coluna vertebral causadas em decorrência da osteoporose.
Osteoporose é uma doença que ocorre durante o envelhecimento e causa a perda acelerada de massa óssea provacada pela diminuição da absorção de minerais e de cálcio. Afeta principalmente as mulheres que estão na fase pós-menopausa: três em cada quatro pacientes são do sexo feminino.
O tratamento da osteoporose é voltado para o fortalecimento dos ossos e pode ser realizado com o uso de medicamentos, prática regular de exercícios físicos e o aumento do consumo de alimentos ricos em cálcio e vitamina D.
Cirurgia de fraturas causadas pela osteoporose
Em situações graves, a melhor forma para fixar os fragmentos dos ossos é através de cirurgia.
A cirurgia para osteoporose chamada vertebroplastia é um procedimento minimamente invasivo para tratar fraturas na coluna vertebral e também pode ser usada em lesões relacionadas a certos tipos de tumores, melhorando a dor e a capacidade funcional dos pacientes.
A vertebroplastia é indicada para pessoas que sofreram uma fratura em decorrência da compressão óssea, pacientes que sofrem de osteoporose e neoplasias de coluna, para quem sofreu um trauma agudo e para pacientes que estão sofrendo de dor grave e incapacitante em decorrência da fratura, que não melhoraram com repouso, medicamentos, uso de coletes e fisioterapia.
Não podem fazer a vertebroplastia pacientes nas seguintes condições:
- Gravidez
- Distúrbios da coagulação sanguínea
- Vértebra plana
- Tumores osteoblásticos
- Osteomielite.
Além da vertebroplastia, a cifoplastia é outra cirurgia indicada para tratamento de pacientes imobilizados devido à dor causada pelas fraturas por compressão de vértebra associada à osteoporose.
Como é feita a cirurgia para tratar a osteoporose
A vertebroplastia é uma técnica através da qual o cirurgião injeta cimento ósseo diretamente nas vértebras com fraturas com o uso da agulha. Essa agulha calibrosa (ou agulha cânula, mais longa e flexível) é injetada na vértebra faturada sob controles de raios X. O procedimento pode ser feito sem internação e com anestesia local, mesmo em pacientes bastante idosos.
Para reduzir o risco de infecção, é misturado antibiótico com o cimento acrílico (polimetilmetacrilato, ou PMMA) . Em questão de minutos o cimento seca e metaliza, deixando o osso mais firme.
Cuidados pós a cirurgia Vertebroplastia
Em geral são prescritos analgésicos por até dois dias após a realização da cirurgia. É importante dar continuidade ao tratamento da doença que causou a fratura e fazer controle periódico com um médico especialista em coluna. Através de radiografias, o médico controla o sucesso da cirurgia e a evolução da vértebra, sendo que a primeira é feita dentro de um mês.
3 Comentários
ola sou matheus
tive uma fratura nao diagsnostica de L3
apos 6 meses que descobri ja avia se tornado
uma fratura compressiva em forma de cunha
nesse caso eu fazer o procedimento sofro muita dor na regiao
da fratura tenho 28 anos os medicos que consultei so recomendam
fisoterapia mas nao tem muito efeito algico
Olá Matheus,
Não podemos formar uma opinião sobre o seu caso com tão pouca informação. O mais adequado seria você nos enviar os seus exames de alguma forma (Sedex) acompanhado de um breve histórico do seu caso e forma de contato. Dentro do possível, retornaremos via telefone com uma opinião sobre sua situação.
Ola obrigado por responder
se trata de fratura complessiva de L3 em forma de cunha
mas ja é uma fratura comsolidada pois ja se passou 6 meses
mais as dores sao muito severas a cifoplastia seria so para
fraturas recente ou tambem seria indicado nesse caso vou enviar sim os exames e entrar em contato
obrigado.