Vertebroplastia: cirurgia para fraturas na coluna causadas por osteoporose

13 de março de 2015 | 3 comentários | Categoria(s): cirurgia da coluna, coluna vertebral, Osteoporose

A vertebroplastia é uma cirurgia indicada para tratamento de fraturas na coluna vertebral causadas em decorrência da osteoporose.

Osteoporose é uma doença que ocorre durante o envelhecimento e causa a perda acelerada de massa óssea provacada pela diminuição da absorção de minerais e de cálcio. Afeta principalmente as mulheres que estão na fase pós-menopausa: três em cada quatro pacientes são do sexo feminino.

O tratamento da osteoporose é voltado para o fortalecimento dos ossos e pode ser realizado com o uso de medicamentos, prática regular de exercícios físicos e o aumento do consumo de alimentos ricos em cálcio e vitamina D.

Cirurgia de fratura de vértebra causada pela osteoporose

Cirurgia de fraturas causadas pela osteoporose

Em situações graves, a melhor forma para fixar os fragmentos dos ossos é através de cirurgia.

A cirurgia para osteoporose chamada vertebroplastia é um procedimento minimamente invasivo para tratar fraturas na coluna vertebral e também pode ser usada em lesões relacionadas a certos tipos de tumores, melhorando a dor e a capacidade funcional dos pacientes.

A vertebroplastia é indicada para pessoas que sofreram uma fratura em decorrência da compressão óssea, pacientes que sofrem de osteoporose e neoplasias de coluna, para quem sofreu um trauma agudo e para pacientes que estão sofrendo de dor grave e incapacitante em decorrência da fratura, que não melhoraram com repouso, medicamentos, uso de coletes e fisioterapia.

Não podem fazer a vertebroplastia pacientes nas seguintes condições:

  • Gravidez
  • Distúrbios da coagulação sanguínea
  • Vértebra plana
  • Tumores osteoblásticos
  • Osteomielite.

Além da vertebroplastia, a cifoplastia é outra cirurgia indicada para tratamento de pacientes imobilizados devido à dor causada pelas fraturas por compressão de vértebra associada à osteoporose.

cirurgia para osteoporose cirurgia fratura vértebras

Como é feita a cirurgia para tratar a osteoporose

A vertebroplastia é uma técnica através da qual o cirurgião injeta cimento ósseo diretamente nas vértebras com fraturas com o uso da agulha. Essa agulha calibrosa (ou agulha cânula, mais longa e flexível) é injetada na vértebra faturada sob controles de raios X. O procedimento pode ser feito sem internação e com anestesia local, mesmo em pacientes bastante idosos.

Para reduzir o risco de infecção, é misturado antibiótico com o cimento acrílico (polimetilmetacrilato, ou PMMA) . Em questão de minutos o cimento seca e metaliza, deixando o osso mais firme.

Cuidados pós a cirurgia Vertebroplastia

Em geral são prescritos analgésicos por até dois dias após a realização da cirurgia. É importante dar continuidade ao tratamento da doença que causou a fratura e fazer controle periódico com um médico especialista em coluna. Através de radiografias, o médico controla o sucesso da cirurgia e a evolução da vértebra, sendo que a primeira é feita dentro de um mês.

Para saber mais sobre osteoporose, fraturas e cirurgias da coluna, acompanhe nosso blog.

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também

  • Veja como funciona a VertebroplastiaVeja como funciona a Vertebroplastia A Vertebroplastia é um procedimento médico realizado em casos de fratura em uma vértebra e consta na injeção de cimento ósseo na vértebra para aliviar as dores da fratura. Entenda como […]
  • Vertebroplastia e CifoplastiaVertebroplastia e Cifoplastia Vertebroplastia e Cifoplastia, saiba qual o melhor tratamento para fratura da coluna causada pela Osteoporose. A osteoporose é uma doença que enfraquece os ossos gradualmente, fazendo com […]
  • Além de complexa, a estrutura da coluna vertebral muda ao longo da vidaAlém de complexa, a estrutura da coluna vertebral muda ao longo da vida Extremamente complexa, a estrutura da coluna vertebral evoluiu ao longo dos milênios para que o corpo humano tenha as características de hoje. A Pesquisa Nacional de Saúde 2014 documentou […]
  • Conheça as principais doenças da colunaConheça as principais doenças da coluna Prolemas de saúde como dores nas costas derrubam qualquer pessoa. Conheça as principais doenças da coluna. Além da dor, problemas de coluna atrapalham muito as nossas atividades diárias e […]
  • Cuidados com a coluna nas tarefas domésticasCuidados com a coluna nas tarefas domésticas Tão importante quanto a nossa postura durante o expediente de trabalho, é a postura para a realização das tarefas domésticas, que costumam ser tão repetitivas quanto. Especialmente, para […]
  • O que é lesão por radiofrequência?O que é lesão por radiofrequência? Lesão por Radiofrequência Lesão por radiofrequência é um tratamento simples e seguro para degeneração de faceta articular. Ela é realizada como um procedimento ambulatorial em uma sala de […]

3 Comentários

    matheus diego says:

    ola sou matheus
    tive uma fratura nao diagsnostica de L3
    apos 6 meses que descobri ja avia se tornado
    uma fratura compressiva em forma de cunha
    nesse caso eu fazer o procedimento sofro muita dor na regiao
    da fratura tenho 28 anos os medicos que consultei so recomendam
    fisoterapia mas nao tem muito efeito algico

      emarket says:

      Olá Matheus,
      Não podemos formar uma opinião sobre o seu caso com tão pouca informação. O mais adequado seria você nos enviar os seus exames de alguma forma (Sedex) acompanhado de um breve histórico do seu caso e forma de contato. Dentro do possível, retornaremos via telefone com uma opinião sobre sua situação.

        matheus diego says:

        Ola obrigado por responder
        se trata de fratura complessiva de L3 em forma de cunha
        mas ja é uma fratura comsolidada pois ja se passou 6 meses
        mais as dores sao muito severas a cifoplastia seria so para
        fraturas recente ou tambem seria indicado nesse caso vou enviar sim os exames e entrar em contato
        obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *