Causas e consequências da escoliose na coluna
29 de abril de 2014 | sem comentário | Categoria(s): Escoliose
A escoliose é um desvio que pode acontecer na coluna lombar ou cervical. Conheça as causas da escoliose.
A coluna vertebral vista por trás deve ser alinhada. Em pessoas com escoliose na coluna, ela possui uma curva, que pode ser simples para um dos lados (escoliose em C) ou dupla (escoliose em S).
Conheça as causas da escoliose na coluna:
– Em 70% dos casos, é desconhecida;
– Pode ser neuromuscular, ou seja, causada por sequelas de doenças neurológicas, como a poliomielite ou paralisia cerebral;
– Pode ser de nascença, causada por uma má-formação;
– Pós-traumática, quando a pessoa sofre um acidente, por exemplo.
Ao contrário do que muita gente acredita, carregar bolsas e mochilas pesadas não é uma das causas de escoliose.
O diagnóstico da escoliose é feito através de testes clínicos, raios-x ou ressonâncias magnéticas, para casos em que houver alterações neurológicas observadas na avaliação clínica. A avaliação postural também é fundamental para o diagnóstico de escoliose.
Consequências es escoliose na coluna
A curvatura anormal da coluna com escoliose pode prejudicar diversos órgãos do corpo, pois força as vértebras a realizarem uma rotação.
Se a escoliose ocorre no tórax, por exemplo, a rotação pode resultar em protuberância da costela no lado oposto da curva. Em casos mais graves, pode até comprometer o pulmão e o coração. A torção também causa uma assimetria entre as orelhas, ombros, caixa torácica e pelve, o que pode prejudicar o equilíbrio do tronco da pessoa, fazendo-a caminhar inclinada para o lado.
Além de problemas estruturais e de equilíbrio, a escoliose na coluna gera dor na lombar ou no tórax, normalmente mais intensa nas posições sentada ou em pé. Falta de flexibilidade e rigidez também são relacionadas à escoliose. Para evitar essas complicações, é importante buscar o diagnóstico e o tratamento para a escoliose na coluna.
Quando não tratada adequadamente a escoliose pode causar danos irreparáveis. Um tratamento eficaz para escoliose depende de vários fatores como tamanho e lugar da curva, grau de evolução e idade do paciente.