Como evitar dores nas costas quando você viaja

10 de novembro de 2021 | sem comentário | Categoria(s): cirurgia da coluna

Garanta uma viagem confortável

  • ‍Aproveite o tempo para se certificar de que está confortável desde o momento em que partiu em sua viagem.
  • Não tenha sua carteira, telefone celular ou qualquer outra coisa no bolso de trás, pois isso pode deixar sua coluna desalinhada.
  • Reduza o alcance do volante, o que coloca mais pressão na coluna lombar, pescoço, ombro e pulsos. Em vez disso, sente-se o mais próximo possível do volante sem comprometer sua segurança.
  • Sente-se em linha reta com os joelhos levemente mais altos que os quadris e mantenha o queixo puxado para que a cabeça fique ereta em cima da coluna.
  • Certifique-se de que suas costas estejam alinhadas na parte de trás do seu assento. Para a maioria das pessoas, isso significa adicionar suporte extra ao assento do carro. Há muitas almofadas e travesseiros especializados que podem ajudar com dor ciática ou dor lombar. Almofadas comumente disponíveis podem ser preenchidas com gel, feitas de materiais de espuma. Você também pode usar um travesseiro pequeno ou enrolar um lenço e colocá-lo entre a região lombar e o assento para apoiar o contorno da curva interna da parte inferior das costas.
  • Não existe uma única opção e pode ser necessário algum esforço e tentativa e erro de sua parte para descobrir o que funciona melhor para você.

 

Faça o seu passeio o mais suave possível

  • Para muitos, a pior parte do passeio são os solavancos na estrada que atingem suas costas. Se este for o seu caso, considere estas opções:
  • Evitar viajar em SUVs ou pickups pode proporcionar um passeio muito mais suave.
  • Substituir amortecedores desgastados no carro pode limitar o salto no carro.
  • Da mesma forma, a substituição de pneus gastos pode ser útil. Algumas pessoas acham que uma ligeira redução na pressão dos pneus também pode suavizar o passeio.
  • Considere sentar em um travesseiro feito para um assento de cadeira, como um travesseiro de cóccix ou uma almofada de assento de carro, para fornecer um pouco de amortecimento extra entre você e a estrada.


Saia e se movimente

Sua espinha é projetada para se mover. Sentado em uma posição em um carro vai endurecer os músculos das costas e pode levar a dores e possivelmente espasmos musculares. Se possível, planeje com antecedência para programar as paradas – idealmente a cada 30 minutos – e saia do carro para que você possa se mover e alongar-se. O movimento estimula a circulação sanguínea, que traz nutrientes e oxigênio para a parte inferior das costas.

Entre as paradas de exercícios, tente se mover um pouco em seu assento. Mesmo 10 segundos de movimento e alongamento são melhores do que ficar parado. No mínimo, ajuste o seu assento e mude ligeiramente de posição a cada 15 a 20 minutos. Bombeie seus tornozelos para manter o sangue fluindo e forneça um leve alongamento nos músculos. Qualquer movimento seguro no carro irá ajudá-lo.

Levar uma bolsa de gelo

‍Se você tiver dor nas costas, pode ser uma boa ideia levar uma bolsa térmica de gelo no carro com você.

A maioria das dores nas costas é acompanhada de inflamação. Aplicar uma compressa fria pode reduzir a inflamação e ajudar  tecidos doloridos. Por favor, lembre-se sempre de usar uma toalha ou outra barreira protetora para evitar queimaduras de gelo.

 

Aquecer seus músculos

‍Muitas pessoas acham que aquecer a parte inferior das costas é uma boa maneira de aliviar a dor em uma longa viagem. Aqui você tem muitas opções:

Mantenha uma almofada de aquecimento no carro e use um conversor de energia para conectá-lo ao isqueiro ou à fonte de energia do painel e ligue a base de aquecimento quando precisar.
Se você preferir calor úmido, você pode comprar um pacote de aquecimento reutilizável e aquecê-lo em seu microondas antes de entrar no carro. Você pode colocar isso entre a parte inferior das costas e o encosto no lugar de usar um travesseiro lombar. Alguns carros têm assentos aquecidos, que proporcionam um baixo nível contínuo de calor e podem ser usados ​​para manter os músculos da parte inferior das costas aquecidos.

Distraia-se da dor

‍Embora pareça óbvio, vale a pena repetir que tirar sua mente da dor pode ser surpreendentemente útil.

Mesmo se você for o motorista, ainda há algumas opções para ajudar a ocupar sua mente. Experimente uma nova rádio, playlist, faça o download de um podcast ou ouça um livro de áudio. Se você é o passageiro, então você tem algumas opções: meditar, ler, experimentar um novo aplicativo ou jogo eletrônico, assistir a um filme ou uma série de TV.

Espero que pelo menos algumas das dicas acima sejam úteis para você e, no mínimo, espero que elas estimulem você a pensar em outras maneiras pelas quais você pode passar por uma longa viagem de carro com menos dor.

 

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também

  • Fibromialgia causa dor nas costas?Fibromialgia causa dor nas costas? A fibromialgia é uma patologia reumática de condição dolorosa, crônica e generalizada. É considerada uma síndrome por englobar diversas manifestações clínicas como dor, cansaço, […]
  • Aplicação de próteses de silicone pode causar dores na coluna: saiba como prevenirAplicação de próteses de silicone pode causar dores na coluna: saiba como prevenir Uma das principais cirurgias estéticas realizadas nas mulheres brasileiras passa a se tornar uma preocupação para a saúde da coluna. Em alguns casos,  mulheres que fizeram aplicação de […]
  • Como melhorar a saúde da sua coluna?Como melhorar a saúde da sua coluna? Você já teve alguma dor nas costas leve por vários meses? E um dia, depois de várias horas sentado no escritório, de repente, uma forte pontada na região lombar o deixou incapaz de […]
  • Estou acordando com dores nas costas. O que isso significa?Estou acordando com dores nas costas. O que isso significa? Você sente uma forte dor lombar toda vez que levanta pela manhã? A sua dor nas costas o impede de dormir bem? Uma das sensações mais desagradáveis é aquela dor nas costas matinal que pode […]
  • Escoliose durante a gestação: quais os cuidados?Escoliose durante a gestação: quais os cuidados? A escoliose é um distúrbio que causa uma curva anormal da coluna vertebral, o que faz com que ela se incline para um lado. Essa curvatura pode estar em qualquer parte da coluna, embora […]
  • Hábitos para uma boa posturaHábitos para uma boa postura A higiene postural consiste em posicionar o corpo de forma adequada para proteger a coluna vertebral,  evitar sobrecarregá-la e prevenir possíveis lesões. Muitas vezes, os maus hábitos nos […]