Como o uso do celular prejudica a coluna?

8 de agosto de 2022 | sem comentário | Categoria(s): dor na coluna, dores nas costas

O uso do celular faz parte da nossa rotina, seja para trabalhar, comprar produtos, fazer reuniões, tirar selfies e entre muitas outras coisas. Mas quando iríamos imaginar que um aparelho aparentemente inofensivo, poderia prejudicar nossa coluna?

Os impactos do celular na saúde são discutidos durante anos. A cada ano surgem mais e mais críticas sobre o uso excessivo do aparelho, e não é para menos, né? Pesquisas mostram que em 2021 os brasileiros passaram quase 5 horas por dia navegando no celular. O que separamos para discutir hoje, é a realidade que tem afetado milhões de pessoas pelo mundo inteiro: dores nas costas causadas pelo celular.

Você já reparou o quanto abaixamos a cabeça para conseguir olhar o conteúdo do celular? Ninguém, absolutamente ninguém, levanta o aparelho na altura dos olhos para navegar na internet. Estamos constantemente envergando nosso pescoço para baixo, desenvolvendo uma espécie de corcunda na região cervical. Isso desencadeia inflamação nos músculos e ligamentos, além de tensionar os discos cervicais, causando dor e desgaste da coluna.

Como evitar que o celular prejudique as costas

Os especialistas são claros, e pedem a diminuição do uso do aparelho. Se realmente houver a necessidade de usar frequentemente o celular, procure deixá-lo em uma superfície que fique na altura dos seus olhos. Existem suportes que podem te ajudar com isso e podem ser colocados em diversas superfícies.

Se mesmo assim, você ainda estiver sentido dor nas costas, procure ajuda médica, tenha um diagnóstico certo para tratar o problema. Não deixe a dor se agravar para ir atrás de tratamento, existem alguns cuidados que serão o suficiente para te ajudar.

Apenas o médico especialista em coluna poderá direcionar o tratamento certo para o seu problema. Não procure se automedicar em casa, isso só agrava o problema e gera outro, pois remédios para dores musculares tendem a ter um efeito forte no corpo, surgindo outras enfermidades em decorrência do seu uso excessivo.

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também