Pós-Covid: saiba como tratar dores na coluna geradas durante a internação hospitalar

17 de maio de 2021 | sem comentário | Categoria(s): coluna vertebral

Coluna vertebralDurante o período de acamamento causado pela covid-19, os pacientes ficam sujeitos a desenvolverem problemas na coluna vertebral devido ao grande período de internação. E esses problemas não são encontrados somente nos que são hospitalizados, mas também podem ser desenvolvidos por pessoas que são orientadas a seguirem com o tratamento em casa e com isso ficam por longo período sem se movimentarem. Segundo um levantamento feito pelo Sistema Único de Saúde(SUS – 2021), os pacientes contaminados com coronavírus ficam, em média, 22 dias internados. Dentro desse tempo, o indivíduo pode começar a sofrer de dorsalgia, a conhecida ‘’dor nas costas’’ por consequência da ausência de atividades físicas e também o quadro de osteopenia.

O que é a dorsalgia?

A dorsalgia é a dor sentida na coluna, contudo pode ser proveniente de vários fatores, entre eles está a permanência longa em posição de repouso, comum em pacientes que foram sujeitos ao tratamento contra a covid-19 dentro dos hospitais. Devido à abundância de nervos localizados na região da coluna, a pessoa que desenvolve essa inflamação ainda pode sentir dores em diversas áreas do corpo como braços e pernas.

Como tratar a dorsalgia?

Em casos simples, a dorsalgia pode ser tratada com medicamentos apropriados e fisioterapia. Contudo, com o número maior de idosos acamados pela covid e seguido pelo histórico de vida deles, o quadro pode se mostrar mais grave nesse grupo de pacientes, e assim, serem submetidos a tratamentos mais complexos através de procedimentos cirúrgicos onde é feita a troca do disco gasto por um artificial. A discectomia também tem se mostrado eficiente no tratamento de pessoas que sofrem com esse tipo de dor, pois o procedimento permite a retirada da pressão imposta nos nervos na região da coluna vertebral. Existem também outros tratamentos para esses males, contudo, cada procedimento é aplicado de formas diferentes para cada necessidade.

Osteopenia é uma doença

Embora a osteopenia não seja considerada uma doença, ela mostra que existe uma pré-disposição da coluna para desenvolver osteoporose. O quadro de osteopenia é visto quando o paciente é diagnosticado com a falta de densidade mineral nos ossos da região espinhal. Nas pessoas que estão em um processo pós-covid esse quadro também pode ser identificado devido às restrições clínicas impostas pelos tratamentos hospitalares que foram oferecidos a esses pacientes.

Como deve ser o pós-covid de quem desenvolveu osteopenia?

Para o paciente que desenvolveu o quadro de osteopenia é importante investir em uma boa alimentação, principalmente em alimentos ricos em cálcio, como leite e seus derivados, buscando também unir a prática de atividades físicas, respeitando as orientações dadas pelos profissionais de saúde, não ingerir bebidas alcoólicas e seguir, se necessário, com a combinação de vitaminas.

A Vertebrata tem o melhor auxílio para sequelas na coluna para pacientes pós-covid

A Vertebrata disponibiliza os melhores tratamentos para as variadas patologias em coluna, buscando sempre prestar o melhor diagnóstico e tratamento para que os pacientes voltem a praticar atividades físicas, exerçam suas atividades profissionais e cotidianas sem dores na coluna, sendo essa uma das principais causas de pessoas abandonarem exercícios físicos, pois durante a execução a região espinhal começa doer. Para saber mais sobre os nossos serviços, entre em contato pelos nossos canais de atendimento.

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também