Dor na coluna vertebral

1 de agosto de 2023 | sem comentário | Categoria(s): Sem categoria

A dor na coluna vertebral pode ser aguda, iniciando de forma rápida e abrupta. Só melhora dentro de alguns dias ou semanas, ou ela pode ser crônica, em que a dor permanece por várias semanas, meses ou até anos.

A coluna vertebral é a responsável por sustentar o sistema musculoesquelético do corpo humano. Além disso, ela também é responsável pela realização de diversos movimentos, visto que os nervos e a medula são inclusos no canal vertebral. 80% da população em algum momento da vida terá dor na coluna, pois é um problema muito comum que afeta 4 a cada 5 pessoas.

Quando há alguma dor ou sensibilidade nessa região, ocorre uma interferência que bloqueia a comunicação entre o canal vertebral e o cérebro. Isso causa limitações, perda de movimentos e alguns problemas que afetam a estrutura do corpo.

Dessa forma, é necessário ir em busca de um especialista em coluna para um diagnóstico preciso e tratamentos específicos. Assim, especialista pode investigar diversas condições que acometem a estrutura, seja por intervenções cirurgias ou até mesmo utilizando tratamentos conservadores.

 

Quais são as principais causas da dor na coluna vertebral?

As causas mais constantes da dor na coluna vertebral são, principalmente, devidas ao cansaço físico, problemas posturais, inflamação no nervo ciático, pedra nos rins, desvios na coluna, hérnias de disco, espondiloses, estenoses, bico de papagaio, contratura muscular, desequilíbrio pélvico, sedentarismo, fibromialgia, excesso de estresse, entre outros.

Para saber diferenciar a dor é extremamente importante que o paciente observe a característica da dor e a região em que a dor aparece.

Os fatores envelhecimento e obesidade são causas naturais que também podem gerar algum tipo de incomodo na coluna com o passar dos anos, se combinadas com o sedentarismo podem agravar o quadro do paciente e colocar em risco a sustentação da coluna.

 

Como aliviar as dores da coluna vertebral?

É muito comum que quem sofre de dores na coluna vertebral busque por alternativas e tratamentos menos agressivos. Uma dica muito importante é que o paciente procure profissionais adequados que podem auxilia-lo em atividades física e em uma alimentação mais saudável.

Além disso, para que se tenha um alivio imediato, é muito importante fazer o uso de compressas de água quente no local da dor a cada 20 minutos. Essa opção melhora a circulação sanguínea e relaxa os músculos aliviando a dor imediatamente.

As massagens nas costas e alongamentos também são uma ótima opção, porque ajudam a diminuir a tensão muscular no local, melhorando a postura e fazendo com que o paciente mantenha a postura correta ao longo do dia.

 

Quando devo ir ao médico?

As dores intensas são um incomodo que não podemos evitar. Em casos assim, é extremamente importante que o paciente procure uma unidade de saúde imediatamente e busque por profissionais especialistas.

Quando lidamos com a dor na coluna vertebral, fazer um julgamento sobre procurar ajuda em um consultório médico ou visitar o pronto-socorro pode ser algo difícil. Em sua primeira consulta, o médico responsável vai averiguar as possíveis causas e passar um diagnostico completo, solicitando exames, raio-X ou até mesmo ressonância magnética.

Se você está sofrendo algum tipo de dor na coluna busque imediatamente por soluções.

 

Saiba o que é mais importante na escolha de um Médico Especialista em Coluna!

Em casos que a dor na coluna vertebral se torna constante, é essencial buscar um profissional especializado na área. Procurar indicações de outros pacientes e familiares é um fator relevante e considerável!

É extremamente importante observarmos a qualidade da consulta médica. Afinal, uma boa consulta médica é aquela em que você pode expor todo o seu problema e dúvidas com tranquilidade e, ao final, sair satisfeito e com uma boa ideia do que é o seu problema e quais são as principais soluções.

Também é importante observarmos, a atitude e linguagem do médico ao explicar o seu problema, saber se ele pediu os exames adequados e prestar a atenção no resultado dos exames. Você deve ficar atento as observações do diagnóstico e as opções de tratamento.

A maioria dos problemas de coluna são de tratamento conservador (não cirúrgicos). No entanto, antes de conversar sobre possíveis tratamentos cirúrgicos, fique atento se o médico especialista irá apresentar um histórico completo sobre tratamentos clínicos conservadores antes da definição de uma cirurgia imediata.

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também