Dores na costas aumentam no inverno? Entenda as causas das queixas sazonais
19 de julho de 2017 | sem comentário | Categoria(s): dor na coluna, dores nas costas
Frio e a umidade podem impulsionar a contração de músculos, tendões e ossos, provocando as dores nas costas
Basta os termômetros baixarem para que a queda de temperatura traga consigo, além dos casacos e cachecóis, as queixas de quem costuma sofrer de dores na coluna. Segunda maior causa de visitas de pacientes aos médicos, a dor lombar, por exemplo, só perde para as dores de cabeça, e costuma aumentar ainda mais na estação mais fria do ano.
Entre as reclamações, estão desde as dores na coluna, até a sensação de costas “travadas”, um desconforto comum que pode ocorrer por conta do frio e da umidade, que propiciam a expansão e contração de tendões, ossos e músculos. “Com a chegada das temperaturas mais baixas, a musculação se contrai, o que pode aumentar ainda mais as dores nas costas”, explica o doutor Ailton Moraes, médico responsável pela Clínica Vertebrata, de Porto Alegre.
O inverno e as dores nas costas na prática
Além dos males na coluna lombar ou dorsal, parte da população que sofre com fraturas e lesões já consolidadas também costuma reclamar de dores mais frequentes, com foco nas articulações e nos ossos. De acordo com o doutor Ailton, isso ocorre por conta da contração dos vasos do corpo, que, consequentemente, ficam mais frios no inverno, o que faz com que a flexibilidade diminua.
Um estudo científico realizado na Suécia e divulgado na revista International Archives of Occupational and Environmental Health analisou cerca de 135 mil trabalhadores do sexo masculino e notou que os homens que atuavam em temperaturas baixas eram os que relatavam maior incidência de dores lombares. Na Finlândia, uma pesquisa semelhante apresentou os mesmos resultados.
Uma das causas desse aumento de dor nas costas em lugares mais frios pode ser a queda da pressão barométrica, exercida pelo peso atmosférico. Essa pressão costuma acompanhar as temperaturas mais baixas e pode inchar os tecidos circundantes das articulações, pressionando os nervos responsáveis pela dor.
Para evitar dores nas costas no frio, adaptações são a chave do problema
Aqueles que costumam sofrer dos males da coluna após as mudanças bruscas de temperatura podem contar com pequenas mudanças que ajudam a amenizar o problema. São elas:
- Espante a inatividade: apesar de ser a época ideal para repousar, o inverno também demanda a prática constante de atividades físicas, pois a inatividade pode aumentar certos tipos de dores nas costas, que podem ocorrer por conta da redução do fluxo de oxigênio e de nutrientes para os músculos e articulações. Por isso, a importância da prática de exercícios físicos. Se possível, frequente aulas de hidroginástica ou nade em piscinas cobertas e aquecidas, pois o contato com a água quente irá aliviar as dores nas costas.
- Bolsas de água quente ou toalhas aquecidas: faça a aplicação por no mínimo 20 minutos nas áreas dolorosas e no máximo uma hora. Esse breve repouso, combinado com o calor, irá oferecer um alívio temporário para a dor.
- Roupas apropriadas para a estação: o uso de peças quentes, em conjunto com o pré-aquecimento do carro antes do uso e de um aquecedor em casa são essenciais para combater o frio.