Estenose de Canal

18 de setembro de 2023 | sem comentário | Categoria(s): Sem categoria

O diagnóstico de estenose de canal refere-se sobre doença degenerativa do canal vertebral lombar, que é a causa mais frequente de dor lombar ou ciática nos pacientes idosos. Sua epidemiologia, fisiopatogenia, manifestações e testes clínicos são revistos em ampla investigação durante o atendimento com um profissional especializado. Assim, neste blog, iremos entender mais sobre as causas e descobrir qual é a cirurgia mais indicada para esse diagnóstico.

 

Sintomas frequentes

A estenose de canal pode ser causada por uma variedade de fatores, incluindo o envelhecimento natural, osteoartrite, hérnias de disco, crescimento ósseo excessivo e outras condições médicas. Os sintomas podem variar de acordo com a gravidade e localização da estenose. Além disso, alguns sintomas comuns incluem dor nas costas, dor nas pernas, fraqueza nas extremidades, dormência, formigamento e dificuldade em andar.

 

Tratamento

O tratamento pode variar, dependendo da gravidade dos sintomas e da causa subjacente. Assim, as opções de tratamento podem incluir um procedimento mais conservador, utilizando anti-inflamatórios, fisioterapia, exercícios de fortalecimento e alongamento, assim como terapias alternativas como acupuntura.

 

Saiba quais procedimentos cirúrgicos indica-se para o tratamento da Estenose de Canal!

Em situações em que o tratamento conservador não é eficaz, as opções cirúrgicas mais recomendadas e frequentemente utilizadas para casos de estenose do canal incluem a Descompressão Endoscópica e a Laminectomia Descompressiva.

 

Benefícios da cirurgia de estenose de Canal

É importante ressaltar que a cirurgia nem sempre é a primeira opção de tratamento para a Estenose do Canal Vertebral. Toma-se a decisão de realizar a cirurgia após uma avaliação completa da condição pelo médico e uma discussão detalhada dos benefícios, riscos e alternativas disponíveis.

Assim, alguns dos benefícios potenciais da cirurgia para tratar a estenose de canal incluem:

 

Alívio dos sintomas

A cirurgia pode ajudar a aliviar os sintomas incômodos associados à estenose do canal vertebral. Dessa forma, inclui-se dor nas costas, dor nas pernas, dormência, formigamento e fraqueza muscular.

 

Melhoria da qualidade de vida

Ao reduzir a compressão sobre os nervos espinhais, a cirurgia pode melhorar a qualidade de vida do paciente. Dessa forma, permite-se que eles retomem atividades diárias normais e desfrutem de uma vida mais ativa e confortável.

 

Recuperação da mobilidade

A estenose do canal pode limitar a capacidade de movimentação e dificultar atividades, como caminhar, ficar em pé e até mesmo sentar por longos períodos. Assim,  a cirurgia pode ajudar a restaurar a mobilidade e a função normal.

 

Prevenção de danos nervosos permanentes

Em casos graves de estenose do canal vertebral, a compressão prolongada dos nervos pode levar a danos permanentes. A cirurgia precoce pode ajudar a prevenir esses danos e limitar a progressão dos sintomas.

 

Redução da dependência de medicamentos

Muitas pessoas com estenose do canal vertebral precisam tomar analgésicos e anti-inflamatórios para controlar a dor. A cirurgia bem-sucedida pode reduzir a necessidade desses medicamentos, melhorando a qualidade de vida e reduzindo potenciais efeitos colaterais.

 

Possibilidade de retorno à atividade física

Para aqueles que eram ativos antes da estenose, a cirurgia permite que eles pratiquem atividades físicas que eram impossíveis ou difíceis de realizar devido à condição.

 

Aqui na Clínica Vertebrata, nós temos o tratamento ideal para você tratar a sua dor de coluna. Oferecemos um atendimento especializado que vai atender a todas as suas expectativas!

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também