O que é Escoliose Idiopática?​

23 de julho de 2015 | 2 comentários | Categoria(s): coluna vertebral, Escoliose

A escoliose idiopática é uma deformidade lateral com pelo menos 10 graus de curvatura. Ela apresenta um formato de “S” ou “C” na coluna de crianças e adolescentes.

Diferentes tipos de escoliose atingem diferentes idades. A escoliose infantil afeta pacientes de zero a quatro anos, a juvenil afeta pacientes de cinco a nove anos e a escoliose adolescente afeta pacientes de dez a dezesseis anos.

Causas e sintomas da Escoliose Idiopática

Apesar da causa da deformidade ser desconhecida, alguns fatores como genética, melatonina e anomalias em fibras musculares podem influenciar no surgimento da doença.

Segundo a Sociedade de Pesquisa em Escoliose, 30% dos pacientes tem histórico de algum caso na família. Meninas costumam apresentar pelo menos o dobro de diagnósticos a mais do que o público masculino.

Um dos sintomas da escoliose é a insuficiência respiratória e cardíaca, que comprime o pulmão e o coração por conta da diminuição do tórax.

Tratamento da Escoliose Idiopática

Os coletes são as formas mais utilizadas de tratamento para evitar a progressão da curva. Porém, o tratamento depende do momento em que o paciente chega ao consultório.

Em casos de pacientes com curvatura de 10 a 25 graus, o acompanhamento clínico evita o índice de progressão da doença. Índices maiores, que podem até ultrapassar 100 graus, são encaminhados para procedimentos mais sensíveis, como cirurgias.

escoliose idiopática

Fique atento! A atenção ao desenvolvimento da criança e do adolescente é essencial, principalmente durante o período escolar. O acompanhamento da família, de professores e pessoas próximas é fundamental para um diagnóstico precoce, evitando futuras deformidades graves e com tratamentos mais complicados.

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também

  • Benefícios das técnicas minimamente invasivas para idososBenefícios das técnicas minimamente invasivas para idosos Os riscos são inerentes a qualquer tipo de cirurgia de coluna, principalmente as operações convencionais. Felizmente, a evolução da medicina é contínua, e hoje já há métodos de […]
  • Sim, a coluna envelhece!Sim, a coluna envelhece! Até pouco tempo considerado um país jovem, o Brasil vive um aumento da expectativa de vida. Até 2060, a população com 80 anos ou mais deve somar 19 milhões de pessoas, segundo o IBGE […]
  • Cistos sinoviais (articular) na colunaCistos sinoviais (articular) na coluna Uma das causas de dor lombar ou nas pernas em pacientes com doenças da coluna são os cistos sinoviais. Esses cistos são pequenos sacos benignos que contêm líquido das articulações da […]
  • Qual é o momento certo para procurar um médico especialista em coluna?Qual é o momento certo para procurar um médico especialista em coluna? Mais importante do que buscar ajuda é saber QUANDO procurar por um médico. Pode não parecer, mas muitas pessoas não sabem o momento certo de procurar ajuda de um profissional na área da […]
  • Dor na lombar pode ser passageira ou contínuaDor na lombar pode ser passageira ou contínua Seja momentânea ou antiga, entenda quando é hora de buscar ajuda para a dor na lombar Conhecida também como lombalgia, a dor na lombar ou dor nas costas é a principal causa de […]
  • 5 dicas para quem sofre de Espondilite Anquilosante5 dicas para quem sofre de Espondilite Anquilosante Saiba como garantir qualidade de vida com pequenas ações em seu dia a diaUma dor tão aguda que pode ser incapacitante: é assim que a Espondilite Anquilosante é conhecida por quem sofre […]

2 Comentários

    Altamir Ribeiro da Silva says:

    eu tenho dores intensas na coluna, dores que trava a minha locomoção, se eu fico sem remédio por mais de 24 hs. eu não consigo sair do lugar, fiz ressonância foi diagnosticado: escoliose acompanhado de lordose, bico de papagaio, existe algo que eu possa fazer para alcançar melhoras, sem tomar tantos antiflamatórios e analgésicos?
    tenho 48 anos 1:80 e peso 83 kg, já estou hipertenso, devido aos medicamentos e também as dores.

    ivone schneider tomkiel says:

    adorei as informações porque tenho Escoliose e tambem problema de coluna. abraços a esta equipe maravilhosa que nos deixa sempre inormados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *