Perguntas frequentes e causas das dores nas costas
14 de janeiro de 2014 | sem comentário | Categoria(s): dores nas costas, Hérnia de disco
Confira as perguntas mais frequentes e quais as principais causas das dores nas costas:
Quais são as causas mais comuns de dor lombar?
Existem várias causas de dor lombar. Entre as mais comuns está a degeneração das articulações da coluna e dos discos. Contraturas musculares, distensões por estresse e trauma são causas igualmente possíveis. Outras condições clínicas, tais como patologias renais, também podem causar dor lombar. É quando ocorre uma movimentação anormal de um dos segmentos da coluna sob condições normais de movimento – causando deformidades e compressões da raiz nervosa – resultando em dor lombar e ciatalgia (dor na perna).
O que é estenose lombar?
É quando ocorre uma diminuição do canal onde se encontram as raízes nervosas. Isso pode ser secundário a um aumento exagerado dos ossos, articulações e dos ligamentos da coluna (associada ou não a uma hérnia de disco resultante de um processo degenerativo). Algumas pessoas possuem o canal medular diminuído de origem congênita. Pode se manifestar através de dor lombar, ciatalgia, diminuição da sensibilidade (formigamento nas pernas) e diminuição de força quando em movimento, causando o que chamamos de claudicação neurogênica.
Qual o tratamento da estenose lombar?
Pode ser tratada inicialmente com exercícios físicos, fisioterapia, uso de anti-inflamatórios e corticoide epidural. A cirurgia é indicada quando houver falha no tratamento conservador e consiste na descompressão das raízes nervosas (associada à artrodese).
Quais são os sintomas de uma hérnia de disco?
Os sintomas da hérnia de disco dependem da sua localização. Uma hérnia posterolateral apresenta-se com dor lombar e ciatalgia do mesmo lado da hérnia, formigamento e diminuição de força do segmento correspondente à raiz comprometida. A hérnia mediana pode se manifestar somente com dor lombar.
Por que ocorre a hérnia de disco?
A hérnia ocorre por trauma (acidente de trânsito) e por processo degenerativo, quando há uma ruptura do ânulo fibroso que circunda o disco causando a saída de uma substância gelatinosa (a hérnia de disco), que comprime a raiz nervosa, causando a ciatalgia.
Eu preciso usar colete após a cirurgia?
Nos procedimentos onde há somente uma descompressão como uma laminectomia ou discectomia, não há necessidade. Algumas vezes, os coletes são usados somente para o conforto do paciente. Em casos de artrodese lombar, o colete pode ser utilizado por um período de seis semanas.
Se você tem dores nas costas e tem mais dúvidas, entre em contato com a Clínica Vertebrata e agende uma consulta.