Viaje tranquilo e sem dores

28 de novembro de 2019 | sem comentário | Categoria(s): Artigos, dor na coluna, dores nas costas

Saiba como se preparar para as suas férias de verão, evitando dor nas costas

Você está com viagem marcada para as suas férias? O fim do ano está chegando e com ele as longas viagens de carro ou as esperas e conexões intermináveis em aeroportos. Antes de chegar os momentos especiais de sol, sombra e água fresca, é preciso se cuidar para não potencializar dores que podem estragar a sua viagem.

Afinal, em momentos estressantes, a musculatura do corpo sente o impacto do pouco descanso e da grande energia entregue pré-viagem. Para que esse estresse não se transforme em dores e desconfortos nas costas, é preciso seguir alguns cuidados. 

Neste artigo, vamos sinalizar quais situações podem desencadear uma dor intensa e dicas de como preveni-las. Fique com a gente!

Ansiedade pré-viagem

A vontade de sair logo da rotina agitada pode potencializar uma ansiedade e estresse que sobrecarrega os músculos do corpo. Essa carga excessiva pode despertar uma dor ou potencializar um desconforto que você já tinha antes. 

Além disso, não é incomum deixar de cuidar da postura na hora de arrumar a mala. Ficar curvado por muito tempo e carregar grandes pesos para organizar a mala podem comprometer a saúde de sua coluna.  

Esforço excessivo durante as férias

A novela da mala continua durante as férias. Carregar malas pesadas, dormir de mal jeito no aeroporto e no avião e fazer diversos passeios em um mesmo dia também estimulam dores e desconfortos na coluna. 

Mochilas repletas de itens que são carregadas em um dia inteiro de atividades podem endurecer o pescoço e até desenvolver uma contratura na área. Por isso, se estiver viajando em um grupo maior de pessoas, é importante dividir o peso para que não sobrecarregue um só indivíduo.

Descuido na volta

As férias estão chegando nos momentos finais e você pode esquecer de tudo que cuidou nos outros dois momentos. É a hora que a mala é preparada de qualquer jeito, o cansaço bate e a imunidade baixa. As dores podem se intensificar neste período, transformando a sua volta para a realidade diária bem dolorida.  

Você percebeu que são várias situações que podem desencadear dores nas costas, certo? Agora é preciso descobrir como prevenir essas situações. Veja nossas dicas abaixo e implemente-as antes, durante e após sua viagem. 

#1 Tenha uma bolsa térmica

Essa dica não serve apenas para o trajeto, mas vai ser importante durante toda a sua viagem: invista em uma bolsa térmica. Uma dor intensa nas costas pode significar uma inflamação da sua musculatura. A bolsa gelada reduz a inflamação e ajuda na recuperação dos tecidos doloridos. 

Além disso, colocar no microondas ou inserir água quente em sua bolsa térmica pode ser uma ação relaxante perfeita para uma noite de descanso — depois de um dia repleto de passeios e atividades.  

#2 Movimente-se

A dica mais importante de todas é essa. Você precisa se movimentar em qualquer situação. Se viajar de ônibus, dê uma volta no corredor a cada 60 minutos e aproveite as paradas na estrada para esticar as pernas. 

Se a sua escolha foi o avião e seu trajeto será longo, utilize a mesma tática: levante-se e ande pela aeronave. Caso seu voo tenha escalas, aproveite os momentos entre os aeroportos para se alongar com mais calma, cuidando da sua coluna e respeitando os seus limites. 

#3 Conforto é tudo

Dedique um tempinho antes de sua viagem para estabelecer condutas que vão te garantir um passeio mais tranquilo e confortável. Pense para onde (e como) você vai ir e garanta materiais que supram suas necessidades. 

Almofadinha para a lombar, bolsa térmica, almofada para o assento são algumas das opções que você pode escolher. Além disso, é preciso investir em ações mais específicas se você for andar de carro: revise seus amortecedores e pneus para que o carro não exija tanto esforço e você sinta os impactos na estrada.

#4 Tente pegar leve, é férias

O estresse antes, durante e após a viagem pode desencadear inúmeras contraturas em seu corpo. Por isso, fugir das dores na coluna também passa muito pelos aspectos emocionais de cada indivíduo. Não cobre tanto de você e dos outros, tente não se alterar e relaxe após um longo dia de passeio. 

Lembre-se que você é o principal responsável por sua qualidade de vida. Reflita, invista em novas rotinas de cuidado pessoal e aproveite suas férias. 

#5 Cuide de seu pescoço 

Qual a probabilidade de você dormir em uma viagem de ônibus, carro ou avião? Grande, certo? Por isso, é importante cuidar de sua postura enquanto você tenta relaxar. Para não acordar cheio de dores no pescoço ou desenvolver até uma contratura — mais conhecida como torcicolo —, é necessário proteger seus ombros e a região da cerviz. 

Nossa dica é: invista em uma almofada. O ideal é escolher aquelas bem tradicionais que se encaixam em torno do pescoço e que garantem a estabilidade de sua coluna cervical enquanto você estiver dormindo. Aqui, você encontra os modelos existentes e pode pensar qual é o melhor para a sua rotina. 

#Dica extra:

Não esqueça de consultar um médico especialista se você sentir dores e desconfortos constantes na cervical, torácica ou lombar. O seu momento de descanso deve ser especial e indolor e um profissional da saúde pode te ajudar nisso. 

Boa viagem!

 

 

 

 

Agência de Marketing Digital


Leia também


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of