Bloqueio do nervo e injeções de faceta: Tratamentos parecidos para necessidades diferentes

24 de abril de 2020 | sem comentário | Categoria(s): coluna vertebral, dor na coluna, dor no corpo, dores nas costas, Sem categoria, tratamento para coluna

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), de cada dez pessoas, oito terão dores nas costas ao longo da vida. Você, provavelmente, é uma delas, não é mesmo? Essa é a maior causa de incapacidade em todo o mundo.

Por isso, a medicina está sempre em busca de novos tratamentos para melhorar a qualidade de vida da população. Duas técnicas que são minimamente invasivas e que produzem bons resultados no tratamento de dores na coluna vertebral são o bloqueio do nervo e as injeções de faceta.

Ambos são muito parecidos, mas as necessidades de cada paciente são diferentes. Neste artigo, você vai conferir como funcionam os procedimentos e em quais casos eles são indicados.

Bloqueio do nervo

O processo de bloqueio do nervo é feito com anestesia local, introduzindo uma agulha fina próximo ao nervo da coluna vertebral que está lesionado e injetando uma combinação de medicamento analgésico (morfina ou clonidina, por exemplo) com corticosteróides.

O procedimento é guiado por imagem (tomografia ou ultrassom) para indicar o local exato da aplicação.

Antes de realizar o procedimento, o médico faz uma espécie de teste apenas com analgésico, para localizar o ponto gatilho da dor na coluna. O objetivo do tratamento é impedir que os impulsos de dor cheguem até o cérebro e sejam propagados para outras ramificações do tronco nervoso principal.

O paciente costuma sentir o alívio das dores na coluna logo após a aplicação. A duração desse tratamento pode variar de pessoa para pessoa, podendo levar semanas ou meses. A necessidade de fazer mais sessões de bloqueio do nervo será avaliada pelo médico, assim como a dosagem adequada.

Indicações

O tratamento via bloqueio do nervo pode ser indicado para diversas causas, conforme avaliação do médico especialista em coluna, mas quatro delas são as principais.

Lombalgia: Como o próprio nome diz, a lombalgia atinge a região lombar inferior da coluna e é a segunda maior causa de consultas médicas gerais, perdendo apenas para o resfriado. Quando a dor é mais intensa e irradia para as pernas ou nádegas, é chamada de lombociatalgia.

Essa condição pode ter diversas causas e o diagnóstico pode ser feito apenas com uma conversa com um médico especialista, sem necessidade de exames de imagem. Apesar de parecer algo simples e de fácil tratamento, não subestime o problema e procure um médico especialista em coluna.

Neuralgia do trigêmeo: Também chamada de tique doloroso, é caracterizada por uma dor intensa no nervo trigêmeo, localizado no rosto. Sua causa até hoje não é muito clara para a medicina.

O nervo trigêmeo é responsável por levar a informação sensitiva até o cérebro e controlar os músculos envolvidos no processo de mastigação, que é um dos gatilhos da dor, juntamente com a fala e o ato de escovar os dentes.

Síndrome complexa de dor regional (SCDR): Essa síndrome atinge os membros superiores e inferiores, geralmente, após uma lesão, AVC, cirurgia ou ataque cardíaco. A principal característica é uma dor ardente ou persistente mais intensa do que o esperado, considerando a lesão que a causou.

A SCDR também pode causar algumas anormalidades em nosso organismo, como queda de cabelo, lesões na pele, unhas quebradiças e perda de massa óssea.

Síndrome miofascial: Consiste em um distúrbio do sistema musculoesquelético, onde lesões em determinadas partes dos músculos causam dores em outros locais, que aparentemente não têm relação. As principais causas da síndrome miofascial são o uso excessivo do músculo e repetidas lesões no mesmo local.

Injeções de faceta

Agora que já explicamos como funciona o processo de bloqueio do nervo para aliviar dores na coluna e suas principais indicações, vamos falar sobre as injeções de faceta, que também são um tratamento minimamente invasivo e com ótimo grau de satisfação.

O procedimento é feito de forma semelhante ao anterior, só que, ao invés da aplicação ser feita no nervo, neste caso, ela é realizada nas facetas articulares da coluna vertebral, que ficam localizadas na parte de trás da coluna e conectam as vértebras, dando estabilidade rotacional, mobilidade e suporte. O medicamento também muda um pouco, sendo uma combinação de medicamento anestésico ou entorpecente com um esteroide.

Indicações

Os principais candidatos a receber o tratamento por injeção de faceta são os pacientes portadores de artrose facetária e discopatia degenerativa dolorosa.

A artrose facetária consiste em uma inflamação das articulações da coluna vertebral que acomete, principalmente, a região lombar, causando dores semelhantes as dores da artrose nos quadris e no joelho. Nesse caso, a cartilagem começa a se degenerar pelo envelhecimento natural ou por traumas na coluna.

Outro fator que pode contribuir para a artrose facetária é uma doença chamada espondilolistese, que ocorre quando as vértebras da coluna começam a deslizar umas sobre as outras.

Já a discopatia degenerativa dolorosa atinge os discos intervertebrais da coluna. Como o nome diz, os discos preenchem o espaço entre uma vértebra e outra. Com o avançar da idade, os discos começam a ficar desidratados (eles chegam a ter 90% de água na juventude), o que gera uma queda na espessura do disco.

Com isso, vêm as dores e a diminuição dos movimentos do corpo. Ela também pode ter causa genética, porém, a maioria dos casos são de pessoas que trabalham carregando peso de forma inadequada ou ficam na mesma posição durante muito tempo.


Leia também

  • Jogar futebol afeta minha dor na coluna?Jogar futebol afeta minha dor na coluna? Quantos jogadores de futebol você conhece que já sofreram alguma lesão no campo? Muitos, né? Apesar de ser muito mais comum vermos jogadores de futebol sofrendo lesões no joelho, é […]
  • Hábitos que podem acelerar o desgaste da colunaHábitos que podem acelerar o desgaste da coluna Todo mundo conhece aquela figura de um idoso que caminha curvado, com a ajuda de uma bengala. Apesar de ser somente um estereótipo, há uma grande verdade por trás disso. Nossa coluna […]
  • Má postura pode prejudicar a sua saúdeMá postura pode prejudicar a sua saúde Nossa saúde pode ser afetada por muitos fatores externos que não podemos controlar. Mas há também problemas que podem surgir devido a comportamentos ou hábitos que adquirimos, como por […]
  • Compressão nas estruturas nervosas pode causar dores nas costasCompressão nas estruturas nervosas pode causar dores nas costas Qualquer compressão ou irritação nas estruturas nervosas pode causar dores nas costas.Mas o que é um nervo comprimido? Para responder a essa pergunta, é importante saber um pouco sobre […]
  • Problemas da coluna como consequência da obesidadeProblemas da coluna como consequência da obesidade As pessoas com sobrepeso ou obesas têm alto risco de desenvolverem dor crônica nas costas. Especialistas médicos em todo o mundo tentam conscientizar a população sobre as duas doenças cada […]
  • O estresse é um inimigo da coluna cervicalO estresse é um inimigo da coluna cervical A dor cervical é uma conhecida de muita gente. Tanto que, estudos indicam, 70% da população sofre, ou sofrerá, de dores no pescoço em algum momento da vida. A incidência do problema pode […]