Cuidados que você deve ter para prevenir a Osteoporose

11 de março de 2014 | sem comentário | Categoria(s): Osteoporose

Uma alimentação adequada e a prática de exercícios físicos desde a juventude ajudam a prevenir a Osteoporose.

Os ossos são uma parte fundamental do corpo humano. Além de proteger os órgãos internos, os ossos são importantes apoios para os músculos e para a sustentação do corpo. Como qualquer outro tecido do nosso corpo, o osso é uma estrutura viva que precisa se manter saudável, e isso acontece mediante a remodelação do osso velho em osso novo. Com o passar dos anos, os ossos vão enfraquecendo gradualmente. A Osteoporose ocorre quando o corpo deixa de formar material ósseo novo suficiente. Com isso, os ossos não se renovam e vão ficando cada vez mais fracos e finos, sujeitos a fraturas.

A osteoporose é uma doença que raramente apresenta sintomas. É comum que as pessoas acometidas pela Osteoporose só fiquem sabendo quando acontece uma consequência mais grave como a fratura óssea. Os locais mais comuns de ocorrerem fraturas são a espinha (vértebras), o bacia (fêmur), o punho (rádio) e braço (úmero).

A osteoporose pode ser diagnosticada por meio de exames clínicos.

O exame indicado para o diagnóstico correto da doença é a densitometria óssea, já que ela quantifica os índices de cálcio nos ossos.

Mas o melhor para prevenir a Osteoporose é tomar cuidados preventivos com os ossos desde a juventude para evitar o enfraquecimento dos ossos. Uma dieta rica em cálcio e derivados e a prática esportiva desde a juventude são as melhores formas para a prevenção da Osteoporose. Quanto mais cedo essas medidas forem tomadas mais eficaz será a prevenção.

alimentos ricos em calcio para cobater osteoporoseConfira abaixo algumas dicas para prevenir a osteoporose:

  • Ingira alimentos ricos em cálcio (pelo menos 1.000-1.200 mg por dia) , que pode ser encontrado em alimentos como o leite, iogurtes magros, queijo, tofu, figos, sardinhas, laranjas, amêndoas e brócolos, entre outros.
  • A vitamina D é outro componente que ajuda na prevenção da Osteoporose. A vitamina D melhora a saúde óssea porque ajuda na absorção do cálcio e também amplia a força muscular. Alimentos ricos nesta vitamina são os peixes gordos (salmão, sardinha, atum) e as claras de ovos.
  • Pare de fumar! Fumar causa perda óssea ao reduzir a quantidade de estrogénios que o corpo produz e a absorção de cálcio no intestino.
  • Evite consumo excessivo de bebidas alcoólicas e de cafeína.
  • Mantenha uma boa postura, tanto em movimento quanto em repouso. Pegue em pesos e suba escadas de forma correta, mantendo a sua coluna sempre ereta.

cuidados para prevenir a osteoporose

Praticar exercícios físicos é essencial para prevenir a Osteoporose

Exercícios físicos ajudam a construir ossos fortes e a atrasar a perda óssea. Combine exercícios de treino de força com exercícios de carga. O treino de força ajudará a fortalecer os seus músculos e ossos ao nível dos braços e coluna vertebral superior, enquanto os exercícios de carga – tais como caminhada, jogging, corrida, entre outros – irão trabalhar os ossos nas pernas, ancas e coluna inferior. Contudo, nunca inicie a prática de exercício físico sem se aconselhar devidamente com o seu médico.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, até mesmo quem já apresenta sinais de Osteoporose não deve interromper a atividade física. Muito pelo contrário.

Alguns exercícios indicados quem tem osteoporose incluem atividades do dia a dia

  • Caminhada: ajuda a aumentar a densidade óssea e fortalece os ossos, melhora o equilíbrio e a coordenação motora, diminuindo o risco de quedas e fraturas.
  • Dança: por agir diretamente sobre os ossos das pernas, quadril e coluna, ajuda a retardar a perda mineral óssea e também melhora a circulação sanguínea
  • Subir escadas: um exercício simples que pode ser feito no dia a dia que estimula a produção de massa óssea
  • Jardinagem: cortar a grama e podar as plantas, desde que feito com a postua correta, também ajuda a fortalecer os ossos dos braços e das pernas
  • Musculação: a tensão exercida nos músculos e ossos aumenta a densidade óssea e a ajuda a formar ossos fortes e sadios

Fique atento porque alguns exercícios não são recomendados para quem sofre com osteoporose

  • Exercícios de alto impacto como saltar, correr ou ginástica aeróbica podem ocasionar fraturas nos ossos
  • Exercícios de flexão e torção e abdominais, assim como a prática de golfe, tênis e boliche, podem exigir força e torção da cintura e causar até mesmo compressão da coluna

Acompanhe nosso blog para saber mais sobre como prevenir a osteoporose, seus sintomas e tratamentos.


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