A IMPORTÂNCIA DO ALONGAMENTO PARA A COLUNA

9 de setembro de 2022 | sem comentário | Categoria(s): coluna vertebral, dor na coluna, dores nas costas, Exercícios para coluna, médico da coluna, postura, tratamento dor nas costas, tratamento para coluna

Se você se reparar, a maioria dos problemas de coluna tem como um dos meios de tratamento, alongamentos e exercícios físicos, além de remédios para amenizar dores ou em casos extremos, cirurgia. Pois é, ouvimos muito que a “solução” é alongar o corpo e fortalecer os músculos quando o assunto é coluna.

Muitos fatores, quando somados, refletem em nossa coluna, como o estresse, por exemplo. Além disso, passar a maior parte do dia sentado também é um problema. Você sabia que passamos um terço de nossas vidas sentados? É muito tempo, imagina para aquelas pessoas que não se exercitam ou se alongam em nenhum momento do dia.

Quando os sintomas de dor aparecem, geralmente são ignorados e as pessoas passam a conviver com a dor, normalizando a situação. Assim que o problema piora, é dada a devida atenção, porém, a reabilitação leva muito mais tempo do que tratar a dor no início.

Mas, seja como for, se você está no início ou já lida com esse problema há meses, o alongamento vai ajudar a aliviar, e muito, suas dores na coluna.

O alongamento traz muito benefícios e promove a saúde da coluna, pois ajuda a tirar a tensão dos músculos e aquela sensação de cansaço muscular. Além de auxiliar na postura e ativar a circulação sanguínea, prevenindo também dores após os exercícios ou atividades esportivas. O alongamento não faz bem apenas para o corpo, mas para a mente, já que reduz a tensão muscular, promovendo relaxamento.

Inclua o alongamento em sua rotina, seja ao acordar, durante alguns minutos no trabalho ou na hora de dormir. No início é normal sentir os músculos esticarem e com o passar dos dias, você vai notar uma diminuição em suas dores.

Além do alongamento, volte a incluir exercícios físicos na sua rotina, mesmo que aos poucos. Mas tome cuidado, você deve ter uma postura adequada ao realizar as atividades, então o ideal é que seja assistido por um profissional.

Portanto, procure um médico ortopedista para entender o que está acontecendo com a sua coluna, só ele poderá definir se a fisioterapia é uma boa opção para seu tratamento, além de outros opcionais. Não conviva com dor na coluna, procure ajuda, não deixe o problema se agravar, pois quando tratado no início, as chances de sucesso são maiores e em curto ou médio prazo.

 

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também