Desidratação e dores nas costas podem estar relacionados.
19 de abril de 2023 | sem comentário | Categoria(s): Artigos, dor na coluna, dor no corpo, dores nas costas, vertebrata
Já pensou que seus hábitos de beber água podem estar impactando suas dores na coluna? Pode parecer curioso, mas a desidratação pode causar dores nas costas, este pode ser um resultado inesperado de beber pouca água.
A água é um componente importante para o bom funcionamento interno do nosso corpo. Os elementos da coluna vertebral retêm uma quantidade significativa de água, o que afeta a saúde dela.
Os discos espinhais são compostos, em grande parte, por água. Com o passar do tempo, a desidratação tende causar danos mais severos ao corpo, inclusive nas juntas. Além da coluna vertebral, os músculos, inclusive os das costas, vão se enrijecendo e ficando doloridos quando o corpo vai ficando desidratado.
Estes são alguns sinais que você pode estar desidratado:
- Fraqueza e tonturas;
- Mudança no estado mental como confusão ou irritabilidade;
- Urina Escura;
- Dores de cabeça;
- Diminuição na produção de suor.
- Diminuição da elasticidade da pele.
- Boca seca.
Além disso, sintomas que os discos da coluna vertebral estão desidratados são:
- Dor extrema na região afetada;
- Dormência nos membros;
- Limitação da mobilidade;
- Instabilidade entre as vértebras.
Lembre-se que a água representa cerca de 60% do peso total do corpo de um adulto e quase 80% do corpo de uma criança. E está relacionado com praticamente todas as reações do corpo humano, por isso a hidratação é essencial para que tudo funcione como se deve. Para se manter hidratado coma frutas e legumes. Melancia, morango, pêssego, framboesa, abacaxi, pepino, abobrinha, tomate, melão e alface são alguns dos alimentos com maior quantidade de água em sua composição
Apesar de frutas e legumes conterem água, nada se compara a beber água pura, por isso mantenha a ingestão média de 2 litros de água por dia. Nos dias mais quentes é necessário tomar uma quantidade maior de água, e de beber água gradualmente ao longo do dia.
Limite o consumo de café e chás com cafeína, devido ao seu fator diurético. O álcool também tem é bastante diurético, como já pode ter experenciado numa noite de copos. Refrigerantes contém uma grande quantidade de açúcar, o que pode desidratar o corpo. Devemos nos atentar a esses alimentos porque eles fazem com que você perca água mais rápido, ou seja, demandam que o consumo de água seja ainda maior durante o dia. Beba mais água quando se exercitar, por ou se estiver em um clima quente.
Se as dores da coluna vertebral persistirem, entre em contato com a Clínica Vertebrata.