Excesso de estresse pode causar dor na coluna

4 de julho de 2022 | sem comentário | Categoria(s): coluna vertebral, dor na coluna

Muitas situações estressantes podem ocorrer durante o dia e tudo depende da forma como você lida com isso… Permanecer estressado durante dias pode começar a afetar sua saúde.

Quando falamos em estresse as pessoas automaticamente pensam em problemas relacionados com o coração, mas infelizmente as consequências vão além disso. Ao ficarmos estressados nosso corpo libera hormônios na corrente sanguínea, como cortisol, causando rigidez ou tensão muscular.

A dor crônica também está entre os efeitos do estresse excessivo que quando não tratado, pode estender-se durante meses. Os sintomas mais comuns que aparecem na coluna são:

– Cansaço ou fadiga muscular;
– Desconforto para realizar as atividades diárias;
– Dor irradiada para o pescoço;
– Dor ao andar.

Como você já deve imaginar, a atividade física é uma forte aliada para combater o estresse, e consequentemente seus sintomas. Praticar exercícios melhora a tensão muscular, além de o cérebro liberar endorfina que ajuda a regular o humor e minimiza as dores.

Ter uma alimentação saudável, livre de frituras e alimentos gordurosos, evita processos inflamatórios no organismo. Alguns alimentos ajudam a ter mais disposição e diminuem o esgotamento mental.

Encontrar tempo para o lazer ou para atividades prazerosas influencia diretamente em nossa saúde mental. A vida não é só trabalho ou tarefas do lar, se divertir e descontrair ajuda a melhorar o estresse.

Investir em calmantes naturais também é uma boa opção para acalmar o sistema nervoso. Remédios à base de plantas, cápsulas de maracujá ou óleos essenciais quando usados regularmente podem tratar o estresse. Se a opção natural não fizer efeito, sugerimos que procure ajuda médica, somente com a avaliação profissional é recomendado o uso de remédios mais fortes.

Portanto, seja qual for a opção mais eficiente para te ajudar a tratar níveis excessivos de estresse, o importante é se cuidar. Não deixar que os problemas se agravem para desencadear outros, mudanças simples podem trazer resultados positivos.

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também