Especialistas dão dicas para você curtir suas férias fazendo exercícios físicos

10 de janeiro de 2013 | sem comentário | Categoria(s): tratamento dor nas costas

Durante o ano todo, as pessoas vivem na correria do dia a dia e muitas vezes não se dão conta do quanto estão sedentárias. Com a proximidade do verão, passam a se preocupar com a saúde e, principalmente, com o corpo. Afinal, é nesta época que frequentamos as praias e utilizamos roupas mais curtas e leves.

Então, aqueles que não praticaram exercícios durante meses decidem aproveitar a tranquilidade das férias e o clima favorável do verão para fazer alguma atividade física na praia. Uma dica é aproveitar a empolgação de fim de ano para melhorar sua qualidade de vida e para tomar gosto pelos exercícios.

Exercício físico

“É importante se dedicar a algum exercício durante as férias, principalmente os sedentários. Praticar esporte é sempre bom e ajuda na saúde”, avisa Alexandre Póvoa Barbosa, ortopedista e médico do Esporte na Clínica Orthobone. “A atividade física regular é importante em todos os períodos do ano. Mas, para quem não possui este hábito, o período de férias e verão pode ser o estímulo necessário para o início de uma atividade regular”, explica Jairo Diógenes, treinador técnico da rede de academias Fitness Together.

Quem pensa que não vale a pena fazer atividade física no fim do ano está muito enganado. “No caso da prática de exercícios somente nesta época, vale a máxima de que fazer um pouco é melhor que nada. Desde que respeitados os limites do corpo e da saúde, toda movimentação é válida para amenizar os efeitos do sedentarismo”, afirma Jairo. “O problema é se a pessoa não faz nada durante o ano e, nas férias, joga duas partidas de futebol por dia. O organismo não está apto a isso”, alerta o médico.

Além de ser um excelente tratamento para dor nas costas, as atividades físicas são ótimas para saúde, mas como tudo nessa vida, não podemos exagerar. A dica da Vertebrata, clínica ortopédica de Porto Alegre especializada em tratamentos para coluna, é que você procure um profissional qualificado, seja ele um professor de educação física ou personal, e monte uma sequência de exercícios conforme suas necessidades.

Fonte – Blog da BBEL.

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *