Reumatismo é uma doença que pode atingir pessoas de todas idades

7 de abril de 2014 | sem comentário | Categoria(s): dor no corpo

Reumatismo é um termo usado para se referir a um grupo de doenças que atinge as articulações, esqueleto e músculos.

O sintoma principal do reumatismo é a dor que é causada pela inflamação de articulações, músculos, ligamentos e tendões e provocam dor, deformação e limitação de movimentos

Na verdade, mais de duzentas doenças que nos atingem dão consideradas como Reumatismo, como Artrite, Artrose, Osteoporose e Gota.

Causas do Reumatismo

Segundo os especialistas, o Reumatismo não tem uma causa única já que ele é determinado por vários fatores, como, predisposição, tabagismo e vida sedentária.

Reumatismo em idosos

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 15 milhões de pessoas sofrem de algum tipo de reumatismo no Brasil. Quando se fala em Reumatismo a ideia que fazemos é de uma doença que chega com a idade e que atinge apenas pessoas idosas, que ficam com os ossos e músculos mais frágeis e que perdem a mobilidade que um dia tiveram. Mas nem sempre as dores nas juntas acometem apenas os idosos. A verdade é que o Reumatismo é uma doença que acomete crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.

Reumatismo nas mulheres

As mulheres têm maiores chances de desenvolver o Reumatismo e por isso elas devem se cuidar melhor e sempre procurar um médico quando qualquer sintoma surgir. De todas as doenças que envolvem os sintomas do Reumatismo, apenas a gota e a espondiloartrite é mais comum nos homens.

Reumatismo nas crianças

Nem as crianças estão livres do reumatismo. O mais comum entre elas, é a febre reumática, mas outros como as artrites crônicas, mais raramente o lupus, a dermatomiosite e a esclerodermia podem ocorrer..

Entre os mais jovens, a Febre Reumática é mais comum na idade compreendida entre 5 e 15 anos e pode ocorrer em qualquer criança que seja sensível a essa bactéria. A melhor forma de impedir o aparecimento da febre reumática entre as crianças, é o tratamento precoce e adequado das amigdalites (infecções de garganta). Por isso, levar a criança ao médico assim que ela apresente uma dor de garganta é o mais adequado. A falta de tratamento adequado poderá precipitar o surgimento do reumatismo na criança.

Prevenção do reumatismo

Em casos hereditários, não existe nenhum tipo de prevenção, em algum momento da vida a pessoas provavelmente irá apresentar alguma complicação. Porém em outros casos existem algumas maneiras de prevenção.

Manter higiene corporal, uma boa alimentação e exercícios físicos são ótimas maneiras de ajudar a prevenir doenças reumáticas. Estresse, ansiedade e depressão contribuem no desenvolvimento de reumatismo e um dos agravadores dessas complicações é a obesidade. Por isso a importância de exercícios físicos e uma vida saudável.


Leia também


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *