Benefícios do Pilates no tratamento de doenças da coluna

13 de junho de 2017 | sem comentário | Categoria(s): Exercícios para coluna, tratamento para coluna

O Pilates ajuda a combater males da  coluna que impedem a prática de exercícios e até mesmo limitam os movimentos.

Criado pelo alemão Joseph Hubertus Pilates em 1918, o Pilates visa conectar a mente, o corpo e o espírito na busca pelo equilíbrio e qualidade de vida. Ele é praticado em uma série de exercícios no solo, com ou sem aparelhos auxiliares, usando o peso do próprio corpo como sobrecarga e ajudando a melhorar a postura e a saúde de seus praticantes, inclusive no tratamento das doenças da coluna.

pilates promove alinhamento da coluna

Pilates promove o realinhamento do corpo e exercita a musculatura

São três as funções básicas da coluna: o suporte para todo o corpo, o movimento das vértebras, que se articulam oferecendo mobilidade para a coluna vertebral, e a proteção da medula espinhal no canal vertebral. “Todos os músculos, tendões, discos e ligamentos propiciam flexibilidade para a coluna, que é o eixo central do corpo e podem ser amplamente beneficiados pela prática do Pilates”, explica o o doutor Ailton Moraes, médico responsável pela Clínica Vertebrata.

Os exercícios praticados no Pilates são de baixo impacto e poucas repetições e um dos seus principais objetivos é o realinhamento corporal, ou seja, a melhora da postura. Ele pode ser praticado por atletas, pessoas sedentárias e por aqueles que sofrem dos problemas na coluna, já que não causa desgaste das articulações e nem dos músculos. Seus movimentos são versáteis e variados e permitem que os alunos melhorem desde o controle da respiração, ajudando com a ansiedade, até o fortalecimento da musculatura que estabiliza a coluna.

Exercícios de Pilates para a coluna

O ideal é que quem sofre de problemas na coluna pratique o Pilates com o auxílio de um fisioterapeuta, que irá trabalhar as técnicas da modalidade de maneira personalizada, seguindo as necessidades do aluno. “Quando realizados com acompanhamento profissional, os exercícios do Pilates ajudam a promover o ganho de força muscular, bem como resistência da musculatura global, que estabiliza e mantém a boa postura e ajuda a manter a coluna mais saudável”, afirma Moraes.

Confira alguns exercícios de pilates para coluna que devem ser praticados sob orientação de um profissional:

  • Tesoura e elevação de quadril para fortalecer glúteos, músculos da lombar, abdômen e posterior da coxa.
  • Perdigueiro para fortalecer os músculos paravertebrais e do abdômen.
  • Flexão de braço para fortalecer os músculos do tríceps e peito

flexibilidade da colunaEntre os principais benefícios do Pilates, destaque para:

  • Prevenção de lesões: as futuras lesões são um medo constante de quem sofre de problemas na coluna, mas o Pilates exige cautela de seus praticantes e oferece auxílio nesse sentido;
  • Correção da postura e de movimentos corporais: a maioria dos doenças e dores na coluna ocorrem por conta da má postura, que pode ser corrigida pela prática do Pilates;
  • Prevenção de agravamento das doenças: uma simples dor na coluna pode virar uma doença patológica, como a Hérnia de Disco. Nesse sentido, o Pilates ajuda a barrar esses males.

Desde as dores mais leves na região da coluna, até as doenças mais sérias, como a osteartrite, podem ser beneficiadas pela prática do Pilates.

Entre algumas das doenças que podem ser beneficiadas pelo Pilates, estão:

Hipercifose tóraxica

Doença causada pelo aumento da curvatura da coluna em formato de “C”, chamada popularmente de “coluna corcunda”. As causas principais são postura inadequada, condicionamento físico limitado ou pode ser congênita. Com o Pilates, o aluno que sofre de Hipercifose toráxica aprende a melhor postura e posicionamento para o seu dia a dia. Além disso, a modalidade  fortalece também os músculos próximos à coluna quando estimulado.

Hiperlordose

Essa alteração da postura acaba aumentando excessivamente as curvaturas da coluna vertebral nas regiões cervical e lombar. Tais alterações costumam começar na adolescência, seja por postura inadequada ou desequilíbrio muscular, fazendo com que a coluna apresente fraqueza muscular, principalmente no abdômen.

Escoliose

Esse desvio na coluna vertebral, para a esquerda ou direita, vem acompanhado de uma rotação e pode ser percebido desde a infância, ou até mesmo começar na vida adulta por causas e graus diversos, como má postura e sedentarismo, por exemplo.

Outras doenças, como hérnia discal lombar, que atinge cerca de 5,4 milhões de brasileiros, segundo o IBGE, e cifose, também podem ter o seu tratamento beneficiado pela prática do Pilates.

Além do tratamento médico tradicional, práticas como o Pilates podem e devem ser usadas para alívio da dor e melhora nos tratamentos, desde que com acompanhamento profissional.

Leia também


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *