Quais são as causas da dor na coluna cervical?

6 de maio de 2014 | 2 comentários | Categoria(s): coluna cervical, dor na coluna

Entenda as principais causas da dor na coluna cervical, sejam elas problemas estruturais ou doenças.

dor na coluna cervicalA coluna cervical é composta pelas primeiras sete vértebras que ficam logo abaixo do crânio, e termina no topo da coluna torácica. Ela tem formato de um C invertido (curva lordótica) e é muito mais móvel do que as regiões torácica ou lombar. Ao contrário de outras regiões da coluna, a cervical tem aberturas especiais em cada vértebra para as artérias que levam o sangue ao cérebro.

Problemas estruturais que causam dor na coluna cervical

coluna cervicalEntre cada vértebra na coluna cervical existem discos que atuam como absorventes de choque. Uma das principais causas da dor cervical é o envelhecimento e desgaste dos discos cervicais, que deixam de absorver o impacto. Esse fenômeno é comum e atinge pelo menos metade da população mundial na faixa dos 50 anos.

Além dos discos, existem ligamentos especiais entre cada vértebra, e estruturas ósseas chamadas facetas, que permitem que os ossos de cada vértebra se movam individualmente. Ao entrarem em processo de artrose, as facetas são fonte de dor na coluna cervical.

Fraturas e deslocamento, sejam causadas por doenças ou por acidentes, comprimem as vértebras e causam intensa dor na coluna cervical. Pode ocorrer, por exemplo, a espondilólise, que é um estreitamento do canal nervoso que causa compressão sobre a medula espinhal ou sobre as terminações nervosas, pois permite que uma vértebra deslize horizontalmente em relação à outra.

Em alguns casos, pode não haver fratura, e sim trauma, que é quando há lesões nos elementos ósseos, nos tecidos lisos e/ou estruturas neurológicas. Além da dor, as duas consequências que mais preocupam os médicos, no caso de trauma na coluna, são a instabilidade e a possibilidade de lesão neurológica. A estabilidade da coluna pode estar comprometida quando elementos ósseos estão lesados ou se houver rompimento nos tecidos lisos, como os ligamentos. A instabilidade impossibilita a coluna de suportar pesos normais com êxito, podendo levar a deformidades permanentes, a quadros dolorosamente incapacitantes e, em alguns casos, a lesões neurológicas.

Doenças que causam dor na coluna cervical

dor na coluna cervicalInfecções e inflamações, embora raras, também podem causar dor na coluna cervical. Infecções ósseas ou de articulações podem causar invalidez ou até ameaçar a vida do paciente. A inflamação é uma reação natural do corpo contra danos causados pela irritação aos seus tecidos, podendo causar inchaço, avermelhamento, aquecimento da área afetada e perda da sua função. A inflamação de uma articulação é chamada de artrite e pode estar restrita a uma pequena região do corpo (apenas uma articulação) ou pode ser generalizada, como é o caso da artrite reumatoide.

A osteoporose é uma doença que pode causar dor na coluna cervical.

Este quadro clínico que atinge mulheres e homens, independente do sexo, provoca o rápido afinamento dos ossos, fragilizando-os e os deixando suscetíveis a fraturas.

Finalmente, a dor na coluna cervical pode surgir por causa e um câncer ou tumor, que podem pressionar as vértebras.

Mas antes de sair por aí apavorado, lembre-se de todos os outros fatores que citamos aqui que também podem causar dor na coluna cervical e busque sempre aconselhamento com um médico especializado em tratamentos de doenças e dores na coluna cervical, dorsal ou lombar.

Acompanhe muito mais novidades sobre a coluna em nosso blog ou então entre em contato para marcar uma consulta.

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também


2 Comentários

    Regis says:

    Bem,sinto uma dorzinha ao passar a mão na minha coluna cervical,sempre que isso acontece sinto um desconforto bem leve,passo as vezes minutos mexendo,nisso fica bem dolorido por dentro.Tenho isso a uns dois anos já,não sei se foi algum exercício na academia que fiz,algo relacionado sabe.
    Queria muito saber o que é!…que isso corro risco de algo pior para minha saúde.

    Carla lopes says:

    Tenho hérnia de disco na coluna cervical e sinto muita dor no pescoço parece que tem uma pressão no meu pescoço vai apertando e nem da pra mexer o pescoço direito.
    O que e bom pra isso ?
    Tomo direto Dipirona pra dores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *