Problemas na coluna não são relacionadas apenas à idade

20 de junho de 2022 | sem comentário | Categoria(s): Sem categoria

É comum pensarmos que problemas na coluna são consequências da idade. Pessoas mais velhas apresentam esses problemas com mais facilidade, pois com o passar dos anos a nossa estrutura óssea sofre desgaste. Devido a idade, as pessoas vão ficando menos ativas, deixando de fazer atividades que fortaleceriam seus músculos para evitar problemas futuros.

Mas isso não significa que pessoas mais novas estão imunes aos problemas na coluna, pelo contrário, até crianças podem apresentar esse diagnóstico. Seja por uma doença genética, assimetria ou qualquer outro motivo que desencadeie problemas na coluna.

Causados por diversos hábitos que temos, os problemas na coluna podem começar desde a nossa postura até a maneira como dormimos. Também são causados devido ao tempo que passamos em frente ao computador e até pelo peso que levamos na mochila. Falta de exercícios físicos está diretamente ligado a diversos problemas na coluna, tanto que a prática faz parte de inúmeros tratamentos, como a fisioterapia e o pilates, por exemplo. O excesso de peso também é um dos fatores, pois partes importantes da coluna ficam pressionadas constantemente, como os discos, vertebras e terminações nervosas.

Portanto, já que problemas na coluna não estão relacionados apenas à idade, reveja seus hábitos do dia a dia, procure manter uma postura adequada e praticar exercícios regularmente com a orientação de um profissional.

Você não precisa conviver com a dor na coluna, independente da sua idade, procure ajuda médica para receber o tratamento certo. Muitas pessoas passam anos lidando com problemas na coluna e que só tendem a piorar com o passar do tempo. Tratar o problema o quanto antes é o melhor caminho, assim os resultados serão mais eficazes! Já imaginou você livre de dor?

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também