Saiba o que é cervicobraquialgia
17 de agosto de 2020 | sem comentário | Categoria(s): doenças da coluna, dor na coluna, dores nas costas
Cervicobraquialgia pode até parecer um nome estranho. Mas trata-se de uma doença de coluna, e uma das maiores responsáveis por afastamento do trabalho no Brasil. O problema provoca uma dor na coluna cervical que se estende ao ombro, braços, mãos e algumas vezes até a região do tórax.
A lesão geralmente apresenta desconforto na região do pescoço, uma dor ardente, que vem acompanhada de perda de sensibilidade, força, reflexos e até habilidade motora nos braços, uma vez que as terminações nervosas cervicais são comprimidas ou inflamadas, causando desconforto ao executar movimentos.
Nossa coluna é dividida em 5 partes, sendo a coluna cervical a parte mais alta. Ela fica localizada no pescoço, na nuca, e é composta por sete vértebras cervicais, que são chamadas de C1, C2, C3, C4, C5, C6 e C7. Além dessas vértebras, a região também traz outras estruturas, como nervos, discos e ligamentos.
É muito comum as pessoas sentirem dores e desconforto nessa área. Um deles é o conhecido torcicolo. Porém, quando a dor se intensifica e começa a aparecer com mais frequência, geralmente o que está ocorrendo é um quadro de cervicalgia.
Já a cervicobraquialgia também tem essa característica de desconforto no pescoço. Porém com outra característica, que é a irradiação da dor para os membros superiores.
O que causa o problema?
As causas mais comuns da braquialgia são hérnia de disco e o estreitamento do canal cervical.
O disco intervertebral é uma espécie de almofada, localizada entre cada vértebra do pescoço. Parte de sua composição é uma substância gelatinosa, chamada núcleo pulposo, que fornece amortecimento à coluna vertebral. Essa substância é cercada por um anel cartilaginoso que a mantém intacta quando forças são aplicadas durante atividades diárias, como caminhar, por exemplo.
Caso esse anel se rompa, parte desta substância é liberada, o que comprime raízes nervosas da coluna cervical, ocasionando o quadro de dor na região.
Essa condição pode surgir a partir de lesões traumáticas ou acidentes, em alguma agressão causada pela prática de esportes de contato, má postura, reumatismo, processos infecciosos e doenças degenerativas, como a artrose, por exemplo.
Sintomas da Cervicobraquialgia
Os principais sintomas da cervicobraquialgia são a dor no pescoço, a dor no braço e também na mão. Geralmente é um desconforto ininterrupto e, em alguns casos, incapacitante.
É possível também que a pessoa acometida do problema sinta perda de força, dificuldade em movimentar o pescoço e a limitação dos movimentos nos membros superiores afetados. É possível também sentir formigamento, câimbras, tonturas, náuseas e sensação repentina de calor na região.
Diagnóstico
A cervicobraquialgia é um problema que pode ser secundário a muitas causas como hérnia cervical, tumores, processos degenerativos, entre outras. Um exame físico é realizado junto a exames neurológicos, além de testes de força, sensibilidade e reflexos.
A partir daí, pode-se diagnosticar em qual vértebra ocorre o estreitamento. Em seguida, uma série de testes pode ser feita para confirmar esse diagnóstico. O mais básico é uma radiografia da coluna cervical. Além disso, uma ressonância magnética pode ser solicitada para avaliar bem as raízes, discos e tecidos.
Para confirmar se existe ou não um comprometimento neurológico, pode-se fazer uma eletromiografia, que consiste na estimulação de diferentes grupos musculares por meio de pequenas punções, revelando se há comprometimento neurológico.
Tratamento
Entre 80% e 90% dos casos de cervicobraquialgia são tratados sem a necessidade de cirurgia. Muitas vezes, além da prescrição de medicamentos, ocorre um tratamento com exercícios isométricos e de mobilidade da coluna cervical e fortalecimento dos músculos cervicais com fisioterapia. Geralmente, a necessidade cirúrgica acontece quando o problema está relacionado a uma hérnia ou algum processo degenerativo.
Clínica Vertebrata
Se você está enfrentando este tipo de desconforto, como o causado pela cervicobraquialgia, você pode contar com a Clínica Vertebrata. Liderada pelo neurocirurgião Dr. Ailton Moraes, há mais de 20 anos a clínica oferece um novo conceito em investigação e tratamento de doenças da coluna vertebral, dorsal, lombar e cervical.
Especializada no tratamento de doenças da coluna, a Clínica Vertebrata está presente em duas cidade, Porto Alegre e Canoas, e oferece uma infraestrutura completa para comodidade de seus pacientes.
Entre em contato com nossa equipe, agende sua consulta e esclareça todas as suas dúvidas. Estamos à disposição para promover o seu bem-estar.