Tratamento caseiro: Alongamentos aliviam dor na coluna cervical

6 de agosto de 2014 | 2 comentários | Categoria(s): coluna cervical, dor na coluna, Exercícios para coluna

Antes de iniciar um tratamento para a coluna, adotar posturas corretas e fazer alongamentos aliviam os problemas e dores na coluna.

alongamento para dor na coluna cervicalA coluna cervical permite que você mexa a sua cabeça para cima e para baixo e para os lados. Devido ao pequeno tamanho das vértebras e a grande variedade de movimentos que ela desempenha, é muito vulnerável a lesões, por isso a dor na coluna cervical é tão comum.

A dor na coluna cervical pode ocorrer por causa da má postura e musculatura frágil.

Atualmente, é cada vez mais comum passarmos horas sentados em frente a uma tela de computador, o que pode agravar ainda mais o problema. Fazer alongamentos pode ser uma maneira simples de diminuir o desconforto.

Os alongamentos podem ser feitos várias vezes ao dia, sempre com muito cuidado, pois a região é bastante sensível. Aprenda a ouvir seu corpo. Se a tensão crescer ou se você sentir dor, seu corpo está tentando mostrar-lhe que há algo errado e há algum problema. Se isso acontecer, vá cedendo aos pouquinhos até sentir que está confortável e o alongamento está certo.

alongamento para dor na coluna cervical

De forma suave, mova a sua cabeça para cima e para baixo, levando seu queixo a tocar o peito, imitando o movimento que fazemos quando concordamos com alguém. Repita o movimento cinco vezes.

Em seguida, mova sua cabeça de um lado para outro, lentamente, imitando agora o movimento que fazemos quando discordamos de alguém. Faça esse movimento até que o queixo esteja alinhado com o ombro. Esse movimento ajuda a alongar e soltar os músculos mais tensos do ombro e pescoço.

Finalmente, tente encostar as orelhas em cima de cada ombro. Faça esse alongamento para aumentar a flexibilidade. Se quiser, também pode esticar o braço com a palma da mão virada para baixo, como se quisesse empurrar o chão.

Estes alongamentos são perfeitos para dor na cervical de leve a moderada, aliviando as tensões do dia-a-dia.

Se a dor piorar ou você sentir que ela irradia para os braços, o melhor é consultar um ortopedista ou médico especialista em coluna. Ele pode oferecer outros tratamentos ou encaminhá-lo para um fisioterapeuta que, através de um programa de exercícios, ajudará a reduzir a dor no pescoço.

Acompanhe em nosso blog muito mais dicas e notícias sobre dores na coluna e formas de tratar.

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também


2 Comentários

    Andréia Silva Leal says:

    Sinto dor na coluna cervical, dorsal, lombar, ainda era uma criança, e na medicina q já fui, falam q não há doença, a minha preocupação e caso eu esteja desenvolvendo alguma doença, e depois vir descobri e aí já for tarde…só Deus na causa.

    Adriana says:

    Oi sinto muita dor na cervical foi atrás do ouvido e sinto dor na garanta como se tivesse um comprido parado na garganta e possível que seja por causa da dor na cervical.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *