Causas e sintomas de artrose na coluna

1 de junho de 2015 | 1 comentário | Categoria(s): coluna vertebral, dor na coluna, dores nas costas, Exercícios para coluna

A má postura é uma das causas da artrose na coluna lombar, dorsal e cervical e os sintomas podem aparecer em mais regiões além da coluna.

Causas e sintomas da artrose na coluna cervical e lombar

A artrose é uma doença reumática comum em pessoas com mais de 65 anos de idade que causa dor, rigidez e dificuldade de movimento nas articulações.

A artrose atinge 15 milhões de pessoas no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde. Além disso, é a quarta doença que mais reduz a qualidade de vida para cada ano vivido, de acordo Organização Mundial de Saúde (OMS).

Apesar disso, a artrose ainda é motivo de dúvidas para muita gente. Além das mãos e joelhos, onde é mais conhecida,  a artrose na coluna também acomete muitos pacientes e pode ser bem difícil de lidar.

A artrose na coluna ou espondilose como também é conhecida também é muito comum nas pessoas de mais idade e, quando não tratada, pode levar à perda da estrutura espinhal normal e limitação da função.

Para tratar a artrose, hoje existem técnicas modernas que podem ajudar na manutenção da qualidade de vida dos pacientes.

Saiba mais sobre as causas, sintomas e como tratar a artrose na coluna.

Causas da artrose na coluna

Conforme vamos envelhecendo, podemos desenvolver dores nas costas e maior dificuldade de movimentação, assim como rigidez nas articulações, devido ao desgaste dos discos entre as vértebras.  Durante muito tempo houve a convicção de que a artrose era um processo natural da degeneração da articulação causada pelo envelhecimento, mas hoje, este é considerado um dos fatores de risco.

A artrose possui diversas causas além do processo de envelhecimento natural.

Além do processo natural de envelhecimento, obesidade, movimentos repetitivos, falta ou excesso de exercícios físicos, traumatismos e predisposição genética são outras causas da artrose.

Sintomas da artrose da coluna

A dor nas costas é o sintoma mais frequente, mas devido à compressão dos discos nas articulações da coluna, as dores podem aparecer também no quadril, pernas, pescoço, assim como, inchaços e dores ao fazer exercícios físicos.

A artrose da coluna causa dor no pescoço (coluna cervical), no dorso (dorsal) ou na região lombar. Nesses casos, é comum que os bicos de papagaio formados ao longo da espinha irritem os nervos, causando dor, dormência e formigamento nos membros superiores ou nos inferiores, dependendo da localização.

Em graus variados de intensidade e em diferentes partes da coluna lombar, cervical ou dorsal, a artrose afeta a maioria da população. Atletas, pessoas que extrapolam nos exercícios físicos, que passam muito tempo no computador ou videogame, idosos ou trabalhadores que forçam constantemente as articulações estão mais sujeitos a desenvolver a doença, que afeta os nervos da coluna e causa desgaste dos discos vertebrais.

Causas artrose na coluna dorsal sintomas artrose coluna lombar cervicalDiagnóstico e tratamento da artrose na coluna

Dores nas costas não devem ser ignoradas. É preciso procurar um especialista para fazer o diagnóstico, que será feito com base nos sintomas que o indivíduo apresenta, podendo ser encaminhado para a realização de exames como a radiografia da coluna ou ressonância magnética. Se você tem dores recorrentes nas costas, procure um médico especializado em artrose e faça um diagnóstico da coluna.

Como tratar a artrose na coluna

Os métodos essenciais para tratar a artrose na coluna são através de exercícios físicos focados no fortalecimento dos músculos e na postura para manter o bom funcionamento das cartilagens. Uma atividade física que ajuda muito no tratamento da artrose da coluna é a natação, por exemplo. Atitudes saudáveis e mesmo os tratamentos com medicamentos, fisioterapia ou cirurgia ajudam a aliviar os sintomas da artrose, já que esta doença não tem uma cura definitiva.  E em caso de dores crônicas inicie imediatamente o tratamento para evitar que a solução tenha que ser via cirurgia de artrose na coluna.


Leia também

  • Artrose tem cura? Como tratar esse mal que atinge as articulações?Artrose tem cura? Como tratar esse mal que atinge as articulações? Saiba mais sobre tratamentos para cura da artrose, uma doença reumatológica que pode atingir as colunas dorsal e cervical. O principal sintoma da artrose é a dor, que normalmente piora […]
  • Conheça as principais doenças da colunaConheça as principais doenças da coluna Prolemas de saúde como dores nas costas derrubam qualquer pessoa. Conheça as principais doenças da coluna. Além da dor, problemas de coluna atrapalham muito as nossas atividades diárias e […]
  • Por que alongar-se?Por que alongar-se? O alongamento é útil em qualquer idade. Por exemplo, a rigidez dos tendões da parte de trás da coxa pode dificultar movimentos básicos, como andar ou correr. Muitas vezes, eles estão […]
  • Quais são as principais doenças na coluna?Quais são as principais doenças na coluna? A clínica ortopédica Vertebrata, vem há anos tratando seus pacientes para as mais diversas doenças existentes. Nós resolvemos listar algumas das principais doenças relacionadas a coluna […]
  • Atividades físicas que diminuem as dores na colunaAtividades físicas que diminuem as dores na coluna Os exercícios, quando orientados pelo seu médico ou outo profissional habilitado, ajudam a controlar as dores na coluna e a aumentar a sua qualidade de vida Que as dores nas costas são […]
  • Dicas de alongamento para colunaDicas de alongamento para coluna Por que fazer alongamento para a coluna? É muito importante para a saúde da sua coluna que você alongue-a diariamente, pois esta prática ajuda a aliviar o estresse que as posturas […]

Deixe um comentário

1 Comentário em "Causas e sintomas de artrose na coluna"

Notify of
avatar
Sort by:   newest | oldest | most voted
Gisele dos Santos Santana
Visitante
Olá, eu passei por uma cirurgia de artrodese na cervical por causa de hérnia de disco em C5 e C6 e 3 meses depois precisei passar por outra cirurgia por soltura de metal. Tenho artrose na cervical e bico de papagaio e agora por ultimo fiz ressonância magnética da cervical aonde apareceu um abaulamento na C7 e desidratação de C2 a C7 e retificao nas vértebras. Tenho protusao discal na coluna dorsal. Tenho protusao dical na lombar e desgastes nas vértebras também. Tenho sofrido com muita dor. Minha ressonância da lombar deu protusao discal e também deu hipersinal intraespinhoso com… Read more »
wpDiscuz