Cirurgia endoscópica da coluna é alternativa moderna e segura a outros tratamentos cirúrgicos

3 de março de 2016 | 1 comentário | Categoria(s): coluna vertebral, vertebrata

A endoscopia é uma técnica de mínima invasão e agressividade que permite visualizar o local exato da doença com grande aumento, proporcionando muito mais segurança ao médico e paciente.

Problemas de coluna são comuns no dia a dia moderno. Segundo o último levantamento da Agência Brasil, ao menos 54 milhões de brasileiros sofrem de algum mal, seja ele na região lombar, dorsal ou cervical.

Como as dores de coluna afetam diretamente a qualidade de vida e interferem nas mais simples tarefas cotidianas, qualquer prognóstico cirúrgico dado durante a consulta com ortopedista é recebido com bastante resistência, e a grande maioria dos pacientes se sente exposto a um risco iminente.

O fato é que a medicina acompanha o desenvolvimento tecnológico, e esse vem possibilitado avanços significativos na área cirúrgica.

Avanços tecnológicos na área cirúrgica

Dentre eles destaca-se o uso do endoscópio. Amplamente utilizado nos Estados Unidos e Europa desde a década de 70, o aparelho permite a realização de cirurgias, que seriam complexas se fossem feitas no método tradicional, com um mínimo grau de invasão, trazendo uma série de benefícios aos pacientes que se expõem à intervenção cirúrgica.

O uso do endoscópio para procedimentos cirúrgicos na coluna não representa apenas uma técnica, mas sim uma forma revolucionária de enxergar o problema.

Isso porque, na videocirurgia com endoscópio, o cirurgião consegue direcionar sua visão para qualquer direção a partir da incisão, com toda a nitidez de um monitor Full HD e luminosidade controlada pelo foco de luz acoplado ao sistema, sem que seja necessário expor a área à grandes incisões, o que também diminui consideravelmente o risco de infecções, principalmente as de sítio cirúrgico, que, segundo o Ministério da Saúde, são aquelas adquiridas no ato operatório ou em até 30 dias após. Elas representam até 16% da totalidade dos casos de infecção hospitalar, e por isso não submeter o paciente à internação é uma das grandes vantagens das cirurgias minimamente invasivas.

Além disso, para os pacientes com problemas na coluna, as cirurgias que utilizam o endoscópio apresentam menos agressão aos tecidos e menores cicatrizes. Não há limite de idade ou de condição física para ser submetido a esse método cirúrgico, que é realizado com anestesia local e sedação e apresenta dano interno reduzido, já que há a separação das fibras musculares, e não o descolamento do músculo do osso, reduzindo o sangramento e caracterizando o procedimento como ambulatorial.

doctor-79579_640

Cirurgias de coluna minimamente invasivas em Porto Alegre

Para oferecer mais conforto e segurança para os seus pacientes, a Clínica Vertebrata, de Porto Alegre, acaba de receber o mais atual modelo de endoscópio, desenvolvido especialmente para cirurgias minimamente invasivas. O aparelho, da marca Storz, empresa alemã líder mundial no desenvolvimento destes equipamentos, vai possibilitar a realização de intervenções laboratoriais nos casos de estenose de canal, de forame intervertebral e hérnias de disco, entre outros.

Este novo equipamento e método vêm para somar a todos os outros, também minimamente invasivos, que fazem da clínica Vertebrata uma das referências em procedimentos desta natureza no Brasil.


Leia também


1 comentário

    Sandra Mara Torma Sturmer says:

    Fiz cirurgia de Artrodese lombar no ano de 2007 e na cervical 2008 . Motivo acidente . sinto muitas dores principalmente gluteo direiro e perna , pescoço , ombros e braços , as vezes o movimento do pescoso trava . Tomo continuamente Cloridrato de Ciclobenzaprina 10 mg e Gabepentina bem como remedios pra pressao alta , Enalapril 10mg e Hidrocloranteazida 25mg . Minha pergunta e sera que existe alguma coisa que possa ser feita no meu caso para melhorar o meu condicionamento fisico ? Moro em Gravatai RS . Desde ja agradeço !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *