Como prevenir a dor no nervo ciático

16 de junho de 2014 | 1 comentário | Categoria(s): dor ciática, dores nas costas, nervo ciático

vertebrata - inflamacao nervo ciaticoQuem sofre com dor no nervo ciático conhece bem os desconfortos relacionados a ela.

Entre os vários desconfortos causados pela inflamação do nervo ciático, os principais são sensação de queimação, fisgadas, falta de sensibilidade, diminuição da força muscular, dormência e dores na região lombar, nádegas e nas pernas.

Isso ocorre porque o nervo ciático é o mais longo do corpo humano, e leva a inervação para toda a musculatura dos membros inferiores. Quando há inflamação no nervo ciático, seja por compressão externa devido a uma artrite ou pelo deslocamento do disco intervertebral na lombar (hérnia de disco), a dor aparece. Mas é importante ficar atento às causas.

A dor no nervo ciático não é uma doença, e sim o sintoma de várias.

A hérnia de disco é a maior causadora desse tipo de dor, seguida da degeneração natural desses discos intervertebrais, cujas funções são evitar o atrito entre uma vértebra e outra e amortecer o impacto entre elas. A dor também pode ser resultado do deslocamento da coluna e do encolhimento do canal vertebral, que comprimem o nervo e provocam a sensação dolorida.

Cuidados que ajudam a prevenir a dor no nervo ciático

dor no nervo ciático A dor no ciático acomete indistintamente homens e mulheres e sua frequência aumenta com o envelhecimento, pois as estruturas da coluna sofrem um desgate natural com o passar do tempo, o que pode comprometer a medula espinhal e as raízes que dão origem aos nervos. Por isso, é importante tomar alguns cuidados básicos para prevenir este problema.

Postura
Manter a posição correta no dia-a-dia, seja ao carregar peso, abaixar para pegar um objeto ou simplesmente ao sentar e levantar é essencial para prevenir quadros de lombalgia, ciática e lumbago agudo. As mulheres devem evitar os sapatos com saltos excessivamente altos, que podem alterar a postura.

Dieta
Mais peso no corpo significa mais peso para a coluna sustentar e maior probabilidade de dores na região. Manter um peso adequado ajuda a diminuir os riscos de dor.

Frio
Cuidado com o frio. Procure se agasalhar bem, não deixe de praticar seu esporte no frio, mas procure realizar os alongamentos com cuidado nesta estação.

Atividade física
A Organização Mundial de Saúde recomenda 30 minutos diários de atividades por diversos motivos, e este é um deles. Além de ajudar a controlar o peso, os exercícios melhoram o alongamento e fortalecem a musculatura da região lombar e da região posterior da coxa. Se você estiver enferrujado, comece devagar, aumentando a intensidade progressivamente. Se tiver dores nas coxas e pernas, principalmente as que descem abaixo do joelho, procure a orientação de um médico antes de dar prosseguimento às atividades.

E não esqueça, sempre que sentir dor ou desconforto, seja no nervo ciático ou qualquer outro lugar do corpo, busque orientação médica. Tratamentos caseiros não só não funcionam, como tendem a piorar o problema.

Confira também o post Como tratar as dores no nervo ciático. Ou então para mais informações sobre nervo ciático e outras doenças da coluna entre em contato com a Clínica Vertebrata, de Porto Alegre.


Leia também


Deixe um comentário

1 Comentário em "Como prevenir a dor no nervo ciático"

Notify of
avatar
Sort by:   newest | oldest | most voted
DILMA COELHO
Visitante

BOM DIA. SINTO QUE O PROBLEMA QUE TENHO NO CIÁTICO ATACOU O BUCOMAXILO. SINTO GRANDE DESCONFORTO,

wpDiscuz