Hipercifose: o que é e como evitar
16 de outubro de 2012 | 7 comentários | Categoria(s): coluna vertebral, dor na coluna, dores nas costas
A hipercifose se caracteriza por um aumento anormal da coluna.
Vulgarmente chamada de corcundez, a hipercifose é uma curvatura acentuada na concavidade posterior da coluna, chamada de cifose, causada pela má postura e o condicionamento físico insuficiente.
Mas o que é hipercifose e qual a qual a diferença para cifose?
As cifoses são curvaturas primárias, desenvolvidas na fase embrionária do indivíduo, que podem sofrer deformações devido à má postura, gerando a hipercifose, uma patologia considerada típica da adolescência e de pessoas introspectivas. Isso ocorre porque a postura incorreta causa uma curvatura acentuada na coluna, deixando o indivíduo com os ombros projetados para frente e o dorso arredondado.
O indivíduo com hipercifose possui um arqueamento das costas, que surge gradativamente, com ou sem dor, fadiga, sensibilidade e rigidez da coluna vertebral. A hipercifose torna os músculos da região torácica fortes e curtos, o que ocasiona o surgimento da corcunda. Geralmente, a curvatura acentuada na coluna do indivíduo não é percebida por ele, mas por seus familiares e amigos, podendo ser confirmada através de diagnóstico baseado em radiografias da mesma.
A postura correta previne a cifose/hipercifose provocada por posições inadequadas. Exames físicos durante a infância, principalmente durante a fase de crescimento, auxiliam no diagnóstico precoce, no tratamento e na prevenção da progressão da doença e de complicações.
Segue algumas dicas de como prevenir a hipercifose e algumas outras doenças na coluna:
- Mantenha sempre uma postura correta – ao andar, sentar-se ou ficar de pé. Ao sentar, mantenha toda a extensão das costas apoiada na cadeira ou no sofá.
- Evite carregar muito peso ou transportar objetos pesados apenas de uma lado do corpo.
- Alimente-se corretamente, procurando manter seu peso dentro dos limites adequados; o excesso de peso pode acarretar vários problemas, como sobrecarga na coluna vertebral.
- Pratique exercícios físicos regularmente, sempre com a orientação de especialistas.
7 Comentários
hhhhhhhhhhh
tratamento
nossa isso e muito legal vai mi ajudar muito na aula de educaçao fisica
Ótimo texto, me ajudou muito no meu trabalho sobre a cifose. Porém, tive que procurar o tratamento da cifose por que aqui não tinha. Texto maravilhoso, mas se tivesse o tratamento seria explêndido!