Artrodese da coluna lombar: pequenos cortes, grandes resultados

20 de agosto de 2014 | 1 comentário | Categoria(s): artrodese, cirurgia da coluna, coluna lombar, coluna vertebral, tratamentos

A artrodese é um tratamento cirúrgico minimamente invasivo de doenças da coluna vertebral que causam instabilidade.

A artrodese da coluna é um procedimento indicado para diminuir a dor causada por curvaturas progressivas na coluna superiores a 40 graus. Através da fixação de segmentos e fusão óssea em uma articulação, o procedimento proporciona imobilidade em algum segmento da coluna promovendo a estabilidade necessária. Geralmente este procedimento é indicado quando há a necessidade de estabilizar-se somente um segmento.

O objetivo principal da artrodese é a correção estética da deformidade para atingir um tronco compensado e ombros nivelados.

Nesta cirurgia, é feita uma estabilização das vértebras para que elas não se movam, de modo a evitar a compressão e a dor decorrente desta instabilidade. É essa compressão que causa as dores na coluna e no nervo ciático, que podem se estender da região lombar até as pernas, causando dor intensa e até dificuldade para caminhar.

Para fixar as vértebras, são introduzidos parafusos através de pequenos cortes de 2 cm. Nas cirurgias tradicionais, cortes de 10 a 15 cm são feitos para introduzi-los, e para chegar ao osso o médico precisa afastar um maior volume e músculos – o que danifica os tecidos e causa dor pós-operatória.

Na artrodese percutânea da coluna, as incisões variam de 1 a 3 cm, e o paciente poderá ter alta no mesmo dia ou no dia seguinte. Também há pouco sangramento.

Artrodese de coluna é indicada em casos de:

  • Escoliose, cifose ou pseudoartrose no adulto
  • Fratura, deslocamento vertebral, ou deslocamento de fragmentos de fratura
  • Infecção da vértebra
  • Tumor na coluna vertebral
  • Espondilolistese com instabilidade segmentar cuja dor não diminui após 6 meses de tratamento conservador
  • Estenose medular com dor persistente após 3 meses de tratamento conservador

Essa cirurgia também pode ser benéfica em alguns casos de dor lombar crônica não específica e hérnia de disco quando há instabilidade da coluna.

A artrodese da coluna kinbar dever ser realizada preferencialmente antes do desenvolvimento de uma deformidade significativa porque a correção intraoperatória é difícil de realizar, e o risco de complicações neurológicas é alto.

Veja este vídeo do Portal R7 com mais informações sobre a artrodrese da coluna:

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também


1 comentário

    batmam says:

    Olá, Em março de 2012 eu fiz uma cirurgia de artrodese lombar, que não deu certo porque um dos parafusos da minha coluna se quebrou, entre 4 a 10 meses de cirurgia. Causando muita dor e sofrimento, e eu não sabia nada disso porque o médico que me operou não viu em exame o parafuso quebrado. O médico que me operou me dava laudos que dizia “que eu relatava ainda dor, porém exame realizado dizia que o parafuso estar bem posicionados e de maneira correta” e não era nada disso já estava quebrado. Só depois de 15 meses já com outro médico que eu fui descobrir isso. À Intermédica plano de saúde me causou dor e sofrimento em me fornecer próteses do Paraguai que se quebrou no pôs cirúrgico, e o medico da Intermédica prorrogou essa dor e sofrimento ao não ver em exame que o parafuso se quebrou. para ver as imagem visite o blogcuspifora.blogspot.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *