Exercícios simples podem ajudar contra a dor nas costas

5 de março de 2014 | sem comentário | Categoria(s): dor no corpo, dores nas costas

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), as dores nas costas atingem 85% da população global. Rotina agitada, sedentarismo, má postura e estresse são algumas das principais causas do problema, que pode causar lesões sérias na coluna se não tratado corretamente.
A dor nas costas é um das queixas mais comuns dos brasileiros e na maioria das vezes ela pode solucionada com métodos terapêuticos simples como uma auto-massagem, por exemplo. Para aliviar as dores recorrentes da má postura, reserve dez minutos diários para exercitar a musculatura.

Confira algumas dicas importantes de como aliviar a dor nas costas:

  • Faça uma auto-massagem da nuca até os ombros
  • Mantenha-se ativo, mas faça movimentos suaves
  • Faça pequenos períodos de descanso
  • Pratique mais exercícios físicos
  • Mantenha a postura correta sempre
  • Use um relaxante muscular somente quando for necessário
  • Durma numa postura adequada
  • Use um travesseiro indicado para o seu problema
  • Faça alguns alongamentos musculares, esticando as costas

Muitos exercícios contra dor nas costas podem ser feitos na sua própria cama, depois de acordar ou antes de dormir:

  • Deite de barriga para cima com os membros estendidos. Coloque a palma das mãos voltada para cima e apoie toda a coluna lombar no chão. Fique na posição durante cinco respirações seguidas.
  • Respire profundamente e, quando inspirar o ar, aumente mais a curvatura lombar, movimentando apenas o quadril para cima, sem perder o apoio do colchão. Expire o ar e apoie toda a região da coluna lombar. Faça os movimentos de forma lenta e ampla, para adquirir mais forma e mobilidade articular. Repita o exercício por cinco minutos. A mesma seqüência pode ser feita pela manhã, ao acordar, e à noite, antes de dormir.
  • Deite e segure um lençol com as duas mãos. Passe o lençol pela planta do pé e puxe até sentir o alongamento da parte de trás das pernas e joelhos. Respire sempre profundamente durante a execução do exercício.
  • Segure uma das pernas e flexione. Abrace esta perna de modo que o joelho se aproxime do peitoral. A outra perna deve permanecer estendida. Reveze os exercícios entre as duas pernas.

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