Dores nas costas em crianças

23 de dezembro de 2020 | sem comentário | Categoria(s): Artigos, doenças da coluna, dor na coluna, problemas de coluna em crianças, tratamento dor nas costas, tratamento para coluna, vertebrata

A dor nas costas é bastante comum em crianças, principalmente em idade escolar e adolescência. E isso pode ocorrer provavelmente porque passam muito tempo sentadas em más posturas, estudando ou em frente ao computador, ou porque carregam muito peso nas mochilas.

Normalmente a dor não é muito intensa, mas é contínua e incômoda. Dura uma ou duas semanas, desaparece e volta a surgir meses depois. Na maioria dos casos, é causada pela contratura de um dos muitos músculos que fazem parte das costas.

Por que as costas das crianças doem?

As causas da dor nas costas em crianças são múltiplas. A dor pode ser decorrente das mochilas pesadas cheias de livros, cadernos, alimentos, bebidas ou roupas esportivas que os pequenos carregam e levam para a escola todos os dias.

Para se ter uma ideia, em alguns países europeus, como Alemanha ou Áustria, as mochilas escolares não podem pesar mais do que 10% do peso. Ou seja, uma criança de 30 kg não pode carregar uma mochila com mais de 3 kg.

Outras vezes, o desconforto é causado por brincadeiras excessivas, esportes, exercícios físicos ou por traumas na região dorsal ou lombar. Mas também pode ser causada pelo sedentarismo.

Exercícios físicos e esportes moderados são uma boa maneira de prevenir contra dores nas costas. Tanto as atividades físicas em excesso, como o estilo de vida sedentário estão associados ao problema.

Embora na maioria das vezes essa dor seja muscular ou postural e pouco grave, há casos em que pode ser consequência de algumas doenças, seja dos ossos ou das vértebras que compõem a coluna vertebral. Também pode ter relação com os discos que unem uma vértebra à outra. Essas doenças podem ser infecções, tumores ou malformações.

Embora seja raro, as crianças podem ter uma doença chamada discite ou espondilodiscite. A condição manifesta-se por rigidez da coluna, especialmente da parte inferior ou coluna lombar. Crianças nessa condição terão dificuldades para sentar-se ou dobrar a coluna, como por exemplo para apanhar coisas do chão.

 

Principais causas de dores nas costas em crianças

Assim, entre as diferentes causas de dores na costas, podemos destacar:

Maus hábitos posturais: embora o mais comum seja que as más posturas tenham consequências mais tardias, por volta dos 30 ou 40 anos, também podem causar dores nas crianças, principalmente se elas mantiverem posições inadequadas constantemente.

Falta de atividade física: levar uma vida sedentária pode ter efeitos muito negativos sobre as nossas costas. Isso ocorre porque os músculos da região e do abdome estão enfraquecidos, o que pode favorecer o aparecimento de dores.

Sobrepeso ou obesidade: o excesso de peso sobrecarrega o sistema musculoesquelético, podendo causar desconforto nas costas, principalmente na região lombar.

Carregar ou levantar peso excessivo: pode ser a mochila escolar, seja pelo excesso de peso, seja pela forma como é carregada, mas também qualquer outro item que pesa muito e seja segurado incorretamente.

Trauma ou lesão: impactos, quedas ou acidentes são uma causa comum de dores nas costas.

Estresse ou ansiedade: um estado emocional negativo pode afetar o nível físico causando o problema.

Doenças: a dor nessa área do corpo pode ser um sintoma causado por outra doença, como escoliose, espondilolise (uma má formação vertebral) ou, mais raro, alguns tipos de tumores.

 

Dicas para evitar dores nas costas

Na maioria das vezes, a dor nas costas não é uma doença, é sim um alerta dos músculos das costas de que algo não está sendo feito da maneira certa. A melhor prevenção é a criança fazer exercícios para que os músculos que mantêm as costas eretas fiquem fortalecidos.

Assim, as crianças com essas dores podem realizar atividades físicas. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a recomendação é que crianças de 2 a 5 anos façam, pelo menos, duas horas de atividade física por dia. Já para as crianças de 5 a 17 anos, o indicado é uma hora por dia. Existem muitos exercícios para fortalecer as costas que, quando as dores se repetem, podem ser acompanhados por profissional capacitado.

A dor nas costas também pode ser prevenida com correções posturais, como sentar-se ereto na cadeira, pressionar as costas contra o encosto, utilizar a cadeira com altura e encosto ajustados, dormir em um colchão adequado, entre outros.

Quando se preocupar com dores nas costas em crianças?

O médico deve ser consultado se a dor nas costas tiver uma ou mais das seguintes características:

  • É incapacitante, a criança recusa-se a mover-se ou sente dores ao fazê-lo.
  • É persistente, embora não seja intenso, dure mais de uma semana.
  • É acompanhada de formigamento, cãibras ou dormência nas pernas.
  • Quando a criança diz que perde força nas pernas.
  • Se a dor nas costas for acompanhada de febre, fraqueza, palidez ou hematomas.
  • A dor está fixa, está em um determinado ponto da coluna

Médico neurocirurgião especialista em tratamentos da coluna vertebral, é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Academia Brasileira de Neurocirurgia e Sociedade Brasileira de Coluna, bem como da North American Spine Society e Spinal Artroplasty Society.


Leia também

  • Escoliose durante a gestação: quais os cuidados?Escoliose durante a gestação: quais os cuidados? A escoliose é um distúrbio que causa uma curva anormal da coluna vertebral, o que faz com que ela se incline para um lado. Essa curvatura pode estar em qualquer parte da coluna, embora […]
  • Quais são as principais dores relatadas pela maioria das pessoas?Quais são as principais dores relatadas pela maioria das pessoas? Quais são as principais dores relatadas pela maioria das pessoas? É provável que você já tenha passado por algum episódio de dores nas costas, se não passou conhece alguém que já […]
  • Como melhorar a saúde da sua coluna?Como melhorar a saúde da sua coluna? Você já teve alguma dor nas costas leve por vários meses? E um dia, depois de várias horas sentado no escritório, de repente, uma forte pontada na região lombar o deixou incapaz de […]
  • Hábitos para uma boa posturaHábitos para uma boa postura A higiene postural consiste em posicionar o corpo de forma adequada para proteger a coluna vertebral,  evitar sobrecarregá-la e prevenir possíveis lesões. Muitas vezes, os maus hábitos nos […]
  • O estresse é um inimigo da coluna cervicalO estresse é um inimigo da coluna cervical A dor cervical é uma conhecida de muita gente. Tanto que, estudos indicam, 70% da população sofre, ou sofrerá, de dores no pescoço em algum momento da vida. A incidência do problema pode […]
  • O que é Cifoplastia e Vertebroplastia?O que é Cifoplastia e Vertebroplastia? A cifoplastia e a vertebroplastia são procedimentos minimamente invasivos realizados para tentar aliviar a dor das fraturas por compressão da coluna, estabilizando o osso fraturado com uma […]