Hábitos que ajudam ou prejudicam a sua coluna no ambiente de trabalho

11 de outubro de 2016 | sem comentário | Categoria(s): dores nas costas, Exercícios para coluna

Veja no post de hoje coisas que você pode (e deve) fazer para evitar problemas na coluna por causa do trabalho.

Se há uma coisa que não podemos negar nos dias de hoje é que a dor nas costas é uma das vilãs na vida de pessoas que trabalham em escritório. Ela acomete muitas das pessoas que vivem sentadas a maior parte do dia e figura entre as queixas mais recorrentes quando o assunto é saúde. No entanto, a dor nas costas pode ser encarada como um aviso para a maneira como estamos olhando para o nosso corpo. Pequenas práticas diárias podem ajudar a amenizá-la até que se tenha o diagnóstico de suas causas para buscar o tratamento adequado.

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Confira algumas dicas que separamos que vão ajudar a mudar a sua rotina no trabalho e diminuirá ocorrência de dores na coluna.

Hábitos saudáveis para a postura no ambiente de trabalho

Às vezes quando estamos trabalhando ficamos tão compenetrados em nossas tarefas e rotinas que paramos de perceber a maneira como tratamos o corpo. Será que você está se sentando da maneira adequada? Ou o problema está em ficar muitas horas nessa mesma posição? Se você respondeu não à primeira pergunta (ou nem consegue se lembrar para responder), talvez você precise prestar mais atenção a sua postura (já falamos mais sobre isso neste post: http://vertebrata.com.br/blog/como-cuidar-da-sua-coluna-nas-tarefas-do-dia-a-dia/).

Agora se o problema realmente são as horas que passa sentado, você pode incluir algumas mudanças na sua rotina. Um ótimo exemplo é usar os emails e redes sociais da empresa para comunicar-se com os colegas prioritariamente quando as situações exigem isso. Quando o assunto forem pequenos recados porque não levantar-se e ir andando até a outra sala? Pausas curtas ao longo do dia para ir tomar uma água também ajudam a mexer um pouco as pernas.

Ginástica laboral fortalece a coluna

A ginástica laboral, adotada por empresas para que os funcionários se exercitem um pouco em alguns dias da semana, pode ser uma aliada. Isso porque os exercícios e alongamentos são bastante importantes tanto para evitar quanto para aliviar as dores nas costas. Se onde você trabalha não tem ginástica laboral, ou se ela ocorre muito pouco ao longo da semana, com a devida orientação você mesmo pode fazer alguns exercícios (aqui neste post você pode conhecer alguns específicos para a coluna: http://www.vertebrata.com.br/exercicios).

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Lembrando que a coluna não é isolada e exercícios para os braços, mãos e pernas também são essenciais.

Deixe sua área de trabalho adaptada

Você sabia que existem tamanhos diferentes de mouse para tamanhos diferentes de mãos? E que a altura da tela do seu computador pode não estar da maneira que deveria? Muitas vezes não é só o fato de estar sentado demais que está machucando a sua coluna, mas o ambiente de trabalho pode estar atrapalhando. O ideal é adaptar a sua estrutura e ter pequenos acessórios parceiros no dia a dia.

Preste atenção se a cadeira que você está usando é estofada, tem apoio para os braços e ajuste de altura. É importante manter os pés bem apoiados no chão. Quando o assunto é computador, deixe a tela na altura dos olhos e, de preferência, utilize um teclado alinhado à altura dos cotovelos. Já o mouse certo para o tamanho da sua mão auxilia na prevenção de outros males, como os Distúrbios Osteomusculares Relacionado ao Trabalho (DORT). Outra dica é manter a circulação em dia com bolinhas terapêuticas e massageadores para os pés, acessórios simples que podem ser guardados com facilidade no escritório.

Você gostou das nossas dicas? Tem mais alguma sugestão sobre como evitar as dores nas costas no trabalho? Poste um comentário abaixo.


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